top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Escolas SESI Pará aprovam 180 alunos em universidades públicas e privadas

  • há 20 horas
  • 3 min de leitura

Fevereiro chega ao Pará ao som de uma trilha bastante conhecida: a marchinha de vestibular de Pinduca, que anuncia a conquista de centenas de estudantes com o verso “Podem soltar foguetes, que eu passei no vestibular”. Nas Escolas SESI do Pará, a música também ecoou forte. Ao todo, 180 alunos foram aprovados em universidades públicas e privadas, resultado que destaca a excelência da rede na formação acadêmica e o futuro dos jovens.


As aprovações contemplam estudantes das quatro unidades do SESI que ofertam o Ensino Médio no estado, com ingressos em cursos concorridos e instituições de referência no Pará e em outras regiões do país.


Entre os destaques está a estudante Maria Clara Medeiros, de 18 anos, aprovada nos cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental, na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), e Gestão Ambiental, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). A aluna comenta sobre o processo de preparação para os vestibulares. “Posso dizer que todo o meu processo de preparação foi construído dentro da Escola SESI, especialmente durante o período de vestibular. O alto nível da equipe pedagógica, o suporte emocional e a forma como os professores conciliam conteúdo e estratégia fizeram toda a diferença”, disse.



Em junho de 2025, Maria Clara também vivenciou uma experiência internacional marcante ao participar de uma viagem científica aos Estados Unidos. A estudante integrou um projeto desenvolvido com outros alunos do SESI que pesquisou a germinação do jambu em microgravidade, atividade que rendeu ao grupo menção honrosa na Missão 19 da International Journey ISS Expedition, realizada no Kennedy Space Center, na Flórida. A premiação reconheceu o desempenho do grupo paraense em um dos eventos internacionais mais relevantes nas áreas de medicina e biotecnologia espacial. “A experiência que vivi na NASA foi decisiva para a escolha dos meus cursos, porque ampliou minha visão sobre ciência, pesquisa e engenharia, e me fez enxergar com mais clareza o caminho profissional que eu queria seguir”, finalizou.



Mais um resultado expressivo foi conquistado por Arthur Morais, estudante da Escola SESI Marabá, que garantiu o primeiro lugar no curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). “Sempre gostei muito da escola desde que entrei no SESI. A relação com os professores, funcionários e colegas, além da forma como tudo funciona, cria um ambiente que realmente estimula a vontade de estudar. Os professores foram fundamentais nesse processo: mesmo quando não aprendíamos algo com facilidade, eles nunca desistiam da gente e sempre ofereciam apoio. Fiz todo o Ensino Médio no SESI, e a estrutura de ensino, aliada à preparação focada nos conteúdos e nos modelos de questões do ENEM, fez toda a diferença para alcançar esse resultado”, comentou.


Para a gerente executiva de Educação do SESI Pará, Márcia Arguelles, os resultados refletem um trabalho contínuo, focado no desenvolvimento integral dos estudantes.“Essas aprovações são resultado de um projeto educacional que acredita no potencial dos nossos alunos e investe em uma formação sólida, que vai além do conteúdo acadêmico. Nosso objetivo é preparar esses jovens para os desafios da universidade, do mundo do trabalho e da vida, estimulando o pensamento crítico, a autonomia e a confiança para que eles possam ocupar os espaços que desejarem”, disse.


Além do ensino regular, o SESI Pará também promoveu cursinho pré-vestibular gratuito, ampliando as oportunidades de preparação para os processos seletivos. Um dos destaques dessa iniciativa foi o estudante João Lucas Carreira, de 17 anos, aprovado em primeiro lugar no curso de Engenharia Florestal da UFRA. “Estudar no SESI sempre foi uma grande realização para mim. Desde o Ensino Fundamental, a escola amplia as possibilidades de futuro, seja na formação acadêmica ou no desenvolvimento de habilidades, como a robótica, área em que atuei por quatro anos. O pré-ENEM gratuito também foi fundamental para aprimorar minha forma de estudar e de fazer prova. Hoje, o sentimento é de gratidão e a certeza de um futuro promissor, construído a partir das experiências acadêmicas, extracurriculares e humanas que o SESI me proporcionou”, contou emocionado.


Outro destaque do pré-ENEM do SESI é Kauan Borges, de 21 anos, aprovado em três universidades públicas. O estudante ressalta a importância do incentivo à educação e atribui a conquista ao curso preparatório oferecido pela instituição. “Estudar no pré-ENEM do SESI foi uma experiência muito especial. Encontrei professores dedicados, competentes e sempre atenciosos, que me ajudaram a retomar conteúdos importantes do Ensino Médio que eu já não lembrava com tanta clareza. Sou muito grato a todos os educadores do SESI pelo apoio, pelos conselhos e pela dedicação ao longo dessa caminhada”, destacou.


Kauan concluiu o Ensino Médio em 2022 e retomou os estudos em 2025 por meio do pré-ENEM do SESI. Como resultado, foi aprovado nos cursos de Direito, na Universidade Federal do Pará (UFPA); Educação Física, na Universidade do Estado do Pará (UEPA); e Zootecnia, na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

 
 

Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page