top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

FIEPA homenageia Ministro das Cidades e lança nova fase da Jornada COP+ 



Às vésperas do Dia da Indústria, comemorado em 25 de maio, uma solenidade marcará a entrega da Medalha do Mérito Industrial 'Simão Miguel Bitar' e o lançamento da segunda fase da Jornada COP +, movimento de transição justa na Amazônia brasileira, liderado pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA). A cerimônia será no dia 23 de maio, às 19h, no salão de eventos da federação.


Concedida pelo Sistema FIEPA, a Medalha do Mérito Industrial Simão Miguel Bitar é a maior honraria da indústria paraense e, neste ano, será entregue ao Ministro das Cidades, Jader Filho. Segundo o presidente da FIEPA, Alex Carvalho, a homenagem se deve ao trabalho do ministro em busca de soluções para o déficit habitacional e às contribuições para a indústria da construção civil. “O setor movimenta vários outros industriais, comerciais e de serviços. Isso tem uma potencialidade incrível na geração de empregos, além de um componente social sem tamanho. Por isso, a honraria é um reconhecimento justo a quem tem trabalhado incansavelmente por uma política de habitação, permitindo a população a acessar melhor e de forma mais ampliada o maior programa habitacional do país”, destacou o presidente. 


Sobre a medalha

Constituída em 1979, a honraria é concedida a empresários ou organizações que se destacaram na promoção do desenvolvimento do Estado. Mais de sessenta pessoas e instituições já foram homenageadas pelas suas contribuições ao desenvolvimento do Estado do Pará e da região amazônica. Entre os agraciados nos anos anteriores estão nomes como Eliezer Batista, primeiro presidente da Vale; Konrad Karl Seibel, fundador da Cerpa; o ex-governador Almir Gabriel; e as empresas Freire Mello, Tramontina, Sococo e Agropalma.


Sobre o homenageado



Jader Barbalho Filho tem 47 anos, formou-se em Administração na Universidade da Amazônia, com especialização em Marketing e é pós-graduado em Administração Pública pela FGV. Enquanto empresário, administrou até 2022 o grupo de Comunicação RBA.  Filiado ao MDB desde 1995, é presidente estadual do partido no Pará. Foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como Ministro das Cidades, para desenvolver um dos principais programas do governo federal, o Minha Casa Minha Vida.


Segunda fase da Jornada COP +


A cerimônia também marca o lançamento da segunda fase da Jornada COP+,  movimento multissetorial pela transição justa e o desenvolvimento sustentável da Amazônia brasileira. Lançada em maio de 2024, a Jornada surgiu em meio à preparação para a Conferência das Nações Unidas pelo Clima, a COP 30, que será realizada em novembro, em Belém. A primeira fase da iniciativa já alcançou mais de 11 mil pessoas, com capacitações, fóruns e festivais. São diversas ações pautadas nos pilares de sociobioeconomia, transição energética, economia circular, transformação digital e inovação e rastreabilidade das cadeias produtivas de valor da Amazônia.


Entre as novidades da segunda etapa, está a parceria com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, para a realização do projeto “Territórios Amazônicos Rumo à COP30 e Construção de Legados”. Com realização da FIEPA e da Ação Pró-Amazônia e apoio da CNI e Instituto Amazônia+21, o projeto consiste em uma série de encontros regionais, que serão realizados entre maio e agosto de 2025, nos nove estados da Amazônia Legal: Pará, Roraima, Amapá, Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso. 


Os encontros pretendem reunir representantes de governos, federações das indústrias, sociedade civil, academia e setor produtivo, em atividades que combinem debates institucionais e oficinas temáticas. O objetivo é gerar propostas e encaminhamentos para áreas de uso da terra, bioeconomia, transição energética, rastreabilidade, mineração responsável, adaptação climática e infraestrutura. 


Essas recomendações serão consolidadas em um documento de propostas estratégicas da Amazônia brasileira, que será encaminhado à Sustainable Business COP (SB COP) – iniciativa internacional da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que está articulando compromissos empresariais e políticas públicas para a agenda climática global. “Queremos conectar os setores público e privado dos nove estados da Amazônia Legal em torno de uma agenda comum de desenvolvimento sustentável, preparação estratégica para a COP30 e para além dela. A convergência destes esforços pode influenciar as decisões globais da COP30 e, principalmente, estabelecer um legado concreto e duradouro para o território amazônico”, explica Alex Carvalho, que também é presidente da Jornada COP+.


A segunda fase também será marcada pela continuidade das atividades que já estão sendo realizadas, como webinars, workshops, letramentos, encontros de líderes, fóruns e exposições. Entre as ações da Jornada, está a criação de plataforma digital que servirá como um mapa das cadeias produtivas, como o açaí, cacau e castanha-do-Pará. A plataforma reunirá o cadastro de produtores, associações, cooperativas e indústrias que compõem o ecossistema da sociobioeconomia, oferecendo um diagnóstico dessa produção, seus impactos ambientais e sociais. O projeto também prevê criação de redes, relatórios, repositório de dados, materiais de capacitação e guias para a transição energética justa. A Jornada também quer gerar contribuições para políticas públicas e acordo de metas para a indústria da Amazônia.


A Jornada COP+ tem o apoio da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), da Ação Pró-Amazônia, SESI, SENAI, IEL, Instituto Amazônia+21, Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). O projeto tem como patrocinadora master a Vale e patrocinadora premium a Guamá Tratamento de Resíduos.


Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page