A nova empresa global Artemyn, que extrai e beneficia o minério caulim com operações em Barcarena e Ipixuna do Pará, coloca esforços em compreender e atender necessidades de comunidades do entorno da mina de extração de minério, em Ipixuna do Pará. A empresa era antes parte do Grupo Imerys e foi recentemente adquirida pelo Grupo Flacks.
Visando apoiar as necessidades básicas das comunidades, em Ipixuna, a Artemyn oferece água potável em volume suficiente à demanda diária das famílias da Comunidade Cajueiro. Também oferta energia elétrica promovendo a qualidade de vida de 260 pessoas em área remota, favorecendo as Comunidades Santa Maria do Bacuri, Santo Antônio e Cajueiro. “Nessas mesmas comunidades, muitas pessoas trabalham na Artemyn ou em empresas contratadas”, complementa a Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da empresa, Karina Venuto.
Recentemente, com o fim do ciclo chuvoso, a empresa iniciou um processo de recuperação das condições de tráfego, sinalização e correções no sistema de drenagem, no trecho de estrada de terra entre a empresa e a cidade de Tomé-açu. Ainda, a empresa recuperou 3 pontes de madeira, garantindo a perfeita condição de uso pelas comunidades. Estas ações visam prover maior nível de segurança e otimização no tempo de deslocamento para todos na micro região.
Também iniciou, em agosto, as obras de melhorias nas vias internas das comunidades do Cajueiro, Bacuri e Vila Aparecida. Nessas comunidades, essas obras são respostas positivas a solicitações realizadas durante diálogos periódicos entre a empresa e comunitários vizinhos.
Ainda focada em promover a qualidade de vida da população, muito em breve também será dado início a diagnósticos de saúde que vão beneficiar 10 comunidades.
Foto e Texto: Comunicação Artemyn