#Indústria - Com mercado livre de energia, Alubar reduz custos e emissões de CO2
- Maria Luiza Martins
- há 2 dias
- 3 min de leitura

Nesta modalidade, é possível negociar a compra de energia diretamente com quem a gera, possibilitando a escolha de fontes renováveis a custos mais estáveis
Nos últimos quatro anos, a Alubar economizou mais de 15% com aquisição de energia negociada diretamente de produtores, em comparação aos custos de energia no mercado comum. Só em 2024, a economia financeira foi de 24%.
Diferente do chamado mercado cativo, onde só é possível a compra de energia com a distribuidora local, no mercado livre é possível adquirir energia diretamente de quem a gera em qualquer região do Brasil, pagando à concessionária local apenas pelo uso da rede de distribuição. Além dos benefícios econômicos, a aquisição de energia em mercado livre também traz vantagens ambientais.
A parceira da Alubar na operação é a Genial Energy, que atua no mercado livre de energia, trading de energia e geração distribuída com o objetivo de reduzir os custos energéticos das empresas.
No caso da Alubar, a compra de energia advinda de fontes incentivadas no mercado livre resultou no equivalente à compensação de 1.374 toneladas de CO2 - um número proporcional ao plantio de 9.813 árvores, reduzindo a presença de gases que provocam o efeito estufa e as mudanças climáticas.
“Na prática, estimamos a quantidade de energia que vamos consumir em determinado período. Com esses dados, vamos ao mercado ver quem oferece energia mais acessível. Isso aumenta nossa competitividade e eficiência e nos permite escolher fontes de energia renovável em nossas operações”, destaca o diretor de operações América Latina da Alubar, Ricardo Lara.
Desde 2017, as fábricas da Alubar no Brasil consomem energia adquirida no chamado mercado livre de energia. Em 2025, além das unidades Alubar Metais e Cabos, no Pará, e Alubar Montenegro, no Rio Grande do Sul, o pátio de estocagem em Barcarena (PA) também se prepara para receber energia por meio do mercado livre.
Benefícios
O mercado livre de energia e seus consumidores já representam mais de 37% da totalidade de consumo de energia em todo território nacional. Sergio Romani, CEO da Genial Energy, enumera os benefícios diretos para empresas que fazem parte desse mercado. “Podemos citar a economia com os custos relacionados à energia; a flexibilidade, já que é possível a modulação dos contratos de energia de forma bilateral; a previsibilidade, tendo em vista que os contratos podem ser de longo prazo com índices de reajuste pré-estabelecidos; além da sustentabilidade, dado que nesse mercado é possível a aquisição de energia de fontes 100% limpas e renováveis”, explica.
Sobre a Alubar
O Grupo Alubar é uma indústria de transformação com natureza visionária, que fabrica cabos elétricos, vergalhões e ligas de alumínio. Há 27 anos no mercado, a empresa lidera a produção de cabos elétricos de alumínio na América Latina e é a maior produtora de vergalhões de alumínio do continente americano. Nascida na Amazônia, em Barcarena (PA), a Alubar tornou-se uma multinacional, com unidades em São Paulo, Rio Grande do Sul, Estados Unidos e Canadá. Seus processos, tecnologia e valores são levados a diferentes mercados, impulsionando o desenvolvimento das comunidades e economias locais. Onde quer que esteja presente, a Alubar promove transformação — porque transformar está em sua natureza.
Sobre a Genial Energy
A Genial Energy oferece soluções completas para reduzir os custos energéticos das empresas, garantindo economia real e personalizada. Como parte do Grupo Genial Investimentos, atua em diferentes frentes, trazendo a expertise e a confiança de um grupo sólido para atender as necessidades do mercado. A empresa fornece soluções estruturadas para a comercialização e gestão de energia elétrica no mercado livre, com foco em reduzir os custos de energia para consumidores finais e contribuir para a construção de um mundo mais sustentável.
Texto:
Jobson Marinho - Temple Comunicação / Assessoria de Impresa da Alubar
Jéssica Díez Corrêa - Danthi Comunicação
Aline Zampieri - Danthi Comunicação