top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

“Joias da Amazônia” celebra sustentabilidade e saberes na Casa SESI Indústria Criativa

Atualizado: há 7 dias


ree

Em cada joia, uma história contada. Narrativas sobre família, infância e memórias pessoais que se entrelaçam com histórias de sustentabilidade, respeito à natureza e amor a tudo que vem dela. São 14 peças autorais, feitas por artesãs de diversas regiões do Pará, após formação e consultoria técnica especializada. A exposição “Joias da Amazônia” teve sua abertura oficial nesta terça-feira, 4, na Casa SESI Indústria Criativa. O projeto é uma realização do Instituto Elabora Social, com patrocínio da Hydro e apoio institucional do Sistema FIEPA, da Jornada COP+, Ebata e Aimex.


Escamas de peixe, caroços de açaí, sementes, cerâmicas e fibras regionais, entre outros materiais da biodiversidade amazônica compõem as peças. Tudo isso foi incorporado à madeira de manejo florestal, cedida pela Ebata Produtos Florestais, a partir da Associação Das Indústrias De Madeira Do Estado Do Pará; e ao  alumínio reciclado de ferro-velho, em parceria com a Hydro. 


A vice-presidente executiva da FIEPA e da Jornada COP+, Marcella Novaes, destacou como o projeto trabalha dois pilares essenciais da Jornada: a sociobioeconomia e a economia circular. “A exposição mostra que a indústria tem a sustentabilidade como base. E olhando as peças e sabendo um pouco da história das criativas artesãs, não tem como a gente não se emocionar. E é isso que a gente espera quando a gente tem esse espaço tão bonito, a Casa SESI Indústria Criativa”, pontuou. 

ree

Unindo design, sustentabilidade e os saberes da floresta, as peças foram criadas tendo como ponto de partida o tema “Sonhos”.  “Sonhos que se repetem, que nos conectam às origens, aos afetos e, às vezes, também aos nossos medos. e hoje, mais do que nunca, esse tema se materializa, porque estamos celebrando um sonho transformado em realidade”, destacou Nathalie Kuperman, diretora do Instituto Elabora Social.


A mostra será uma vitrine para a valorização do trabalho das artistas locais, e da riqueza cultural e natural da Amazônia, durante a COP30. Altairley Mendonça, Ana Lucia Everdosa, Bianca Camino, Bruna Sampaio, Josane Santos, Joyce Adriele, Luciene Farias, Maria Aparecida Matos, Monica Moraes, Neuciane Pereira, Nilma Arraes, Patrícia Pamplona, Selma Montenegro e Tânia Lúcia Amaral são as artesãs participantes do projeto. A artista Altairley Mendonça criou o colar “Morada da Felicidade”, feito com fibra de miriti, caroço de açaí, madeira, casca de coco e alumínio. A peça foi inspirada em um lugar especial. “Na minha casa, onde eu passei na infância, onde eu aprendi a fazer as peças, onde aprendi técnicas que hoje uso nas minhas peças”, contou a artista. 

ree

A produção da coleção iniciou em julho, quando as artesãs participaram de formação ministrada pelo Instituto Elabora Social no SENAI Getúlio Vargas. “Foi uma experiência muito enriquecedora. A princípio, conhecer mulheres maravilhosas, mulheres com uma gama de conhecimento. Foi uma troca de saberes, de conhecimentos, histórias, sonhos, onde não só aprendemos sobre a Amazônia sobre, biojoia, mas nós aprendemos também marketing, como fotografar o nosso material. E isso é só início, a gente vai ter nosso trabalho mais reconhecido e divulgado”, relembrou Maria Aparecida, uma das artistas do projeto.


A exposição estará aberta à visitação até o dia 28 de novembro, de terça a sexta, das 9h às 18h, e no feriado municipal (6 e 7) até 13h, sempre com entrada gratuita. Além disso, o projeto fechou parceria com quatro pontos de venda em Belém para que as artistas possam apresentar e vender suas criações autorais: as lojas do Museu das Amazônias, do Museu de Arte Sacra, Ygarapé e o espaço do Sebrae na Green Zone, espaço oficial da COP30. 


Casa SESI Indústria Criativa

Localizada na avenida Brás de Aguiar, a Casa SESI Indústria Criativa é o novo espaço de cultura, inovação e criatividade. Após um minucioso processo de restauro, que revelou nove camadas de tinta, vitrais originais e pisos de madeira de lei, a Casa agora integra o Brazilian Industry Hub, ponto de convergência da indústria nacional durante a COP30. O projeto é resultado da parceria entre o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (Sistema FIEPA), por meio do Serviço Social da Indústria (SESI), com apoio do Conselho Nacional do SESI e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).  


Em sua estreia, além do projeto “Joias da Amazônia”, a Casa também apresenta ao público outras três exposições simultâneas: a exposição “Casa SESI”, que mostra a história do imóvel;  a mostra imersiva “Im-PARÁ-veis”, que tem a direção da artista visual paraense Roberta Carvalho; e a mostra “Upcycling SENAI”, realizada por meio da parceria com a Receita Federal e o SENAI Pará, dedicada à economia circular e à redução de desperdícios. 


Serviço: Exposição Joias da Amazônia
Visitação:  Até 28 de novembro, de terça a sexta, das 9h às 18h, e no feriado municipal (6 e 7) até 13h.
Local: Casa SESI Indústria Criativa - Av. Comandante Brás de Aguiar, 607, Nazaré, Belém, Pará
Entrada gratuita, mediante inscrição no site da FIEPA




Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page