Jornada COP+ é apresentada no maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro do país
- Mayra Leal
- 11 de jun.
- 2 min de leitura

A Jornada COP+ e a Federação das Indústrias do Pará (FIEPA) estão participando do Febraban Tech 2025, realizado nesta semana em São Paulo. O encontro que começou na segunda-feira, 10, e vai até a quinta-feira, 12, é o maior evento de inovação tecnológica e transformação digital do Brasil com foco no setor financeiro, e reúne mais de 55 mil pessoas de todo o país. A Federação foi representada pelo superintendente corporativo da, Aderson Pessoa, e pelo assessor de Relações Institucionais, Lucas Sobrinho.

Na edição deste ano, a sustentabilidade está em destaque. O Febraban Tech 2025 dedica uma trilha específica à COP 30, com foco na liderança dos bancos na transição para finanças verdes e sustentáveis. Além disso, o evento também aborda temas como Open Finance, inteligência artificial, blockchain e cibersegurança.
Dentro dessa temática, foi realizado nesta quarta-feira, 11, o painel “COP30: Brasil no centro da transformação verde”, com a participação do governador do Pará Helder Barbalho. Na ocasião, o governador enfatizou o papel estratégico que o Brasil pode desempenhar no cenário global. “Permitir ao Brasil que seja líder global, não apenas em discurso, mas em estratégias que possam garantir a alavancagem, estimulando janela de oportunidades de novos negócios”, afirmou. Segundo o governador, o mundo está em busca de alternativas econômicas alinhadas ao combate às mudanças climáticas, e o sistema financeiro deve ser “indutor deste processo”.

A presença da Jornada COP+ no evento foi um convite da Voxdata Technology, única indústria de software fundada na Amazônia, presente como expositora ao longo da história do Febraban Tech. O diretor de estratégia corporativa da empresa, Solano Rodrigues, explicou que o convite para a FIEPA foi uma forma de levar para o evento o que a federação tem promovido para captação de finanças verdes e sustentáveis. “Nós produzimos soluções para várias áreas de negócio, mas um dos nossos grandes mercados é o setor financeiro, como grandes bancos e fintechs. Neste momento, os bancos brasileiros têm a visão de orientar investimentos para indústrias com práticas de sustentabilidade e os pilares de transformação digital e atração de investimentos da Jornada COP+ estão alinhados a isso”, ressaltou.
