Ministro Jader Filho recebe a Medalha do Mérito Industrial ‘Simão Miguel Bitar’
- fernandogomes207
- há 9 horas
- 2 min de leitura

Em solenidade realizada nesta sexta-feira (23), no salão de eventos da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), o Ministro das Cidades, Jader Filho, foi agraciado com a Medalha do Mérito Industrial ‘Simão Miguel Bitar’. Concedida pala FIEPA, é considerada a mais alta honraria da indústria paraense e reconhece personalidades e instituições que contribuem significativamente para o desenvolvimento do Estado.
A homenagem ocorreu às vésperas do Dia da Indústria, comemorado em 25 de maio, e destacou o papel do ministro na articulação de políticas públicas para o enfrentamento do déficit habitacional e fortalecimento da construção civil — setor que movimenta mais de 95 segmentos da economia nacional, entre indústria, comércio e serviços.
Desde o início de sua gestão, o Ministério das Cidades já destinou R$ 7,2 bilhões ao Pará, com contratos ativos em 129 dos 144 municípios. A meta da pasta é alcançar todas as cidades paraenses até o fim de 2025. Estão previstas a construção de mais de 28,3 mil unidades habitacionais e a entrega de, pelo menos, 5.320 moradias até março de 2026.
Ao agradecer a homenagem, o ministro Jader Filho destacou o simbolismo da medalha em sua trajetória. “Receber essa condecoração da indústria paraense é uma grande honra. É um reconhecimento que me motiva ainda mais a seguir trabalhando por políticas públicas que transformem a vida das pessoas, promovendo desenvolvimento com responsabilidade social”, afirmou.
O presidente da FIEPA, Alex Carvalho, ressaltou a contribuição do ministro para o setor produtivo paraense. “Reconhecemos no ministro Jader Filho a capacidade de construir pontes reais: entre planejamento urbano e sustentabilidade, entre sonhos e qualidade de vida, entre políticas públicas eficazes e desenvolvimento social justo. Sua atuação concreta justifica plenamente a concessão da maior honraria da indústria do Pará”, afirmou.
Jornada COP+ avança para nova fase
A cerimônia também marcou o início da segunda fase da Jornada COP+, movimento multissetorial pela transição justa e pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia brasileira. Liderada pela FIEPA desde 2024 como preparação para a COP30, que será realizada em Belém, a jornada entra agora em uma nova etapa com a formalização de parcerias com o Consórcio da Amazônia Legal e o setor industrial de outros estados. O objetivo é aprofundar as ações já em curso — como fóruns, capacitações e programas de sustentabilidade — e consolidar uma agenda coletiva até 2030, com foco na sociobioeconomia, transição energética, economia circular, inovação e rastreabilidade das cadeias produtivas da Amazônia. Veja as fotos do evento AQUI