Pará e Brasil encantam Paris com o cacau amazônico no Salon du Chocolat
- Maria Luiza Martins
- há 9 minutos
- 2 min de leitura

O Brasil abriu oficialmente nesta quarta-feira (29) seu estande no 30º Salon du Chocolat, em Paris, um dos principais eventos mundiais dedicados ao chocolate, reunindo 500 expositores de 60 países. A participação nacional, organizada pela MVU Empreendimentos, responsável também pelo Chocolat Festival no Brasil e no exterior, contou com apoio da Sedap, FAEPA, SEBRAE, CEPLAC e FIEPA, e colocou o Pará em evidência como maior produtor de cacau do país.
O CEO da MVU Empreendimentos, Marco Lessa, destacou a transformação do setor brasileiro nas últimas décadas. “Em 2009, nenhuma embalagem de chocolate produzida no Brasil trazia a imagem ou o percentual de cacau. Hoje, graças ao movimento Pró-Cacau e ao engajamento de produtores e instituições, conseguimos mudar profundamente esse cenário”, afirmou. Para ele, o desenvolvimento do setor é fruto de “trabalho coletivo, sonhos e dedicação”, que agora é mostrado ao mundo.
O representante da Apex Brasil, André Queiroz, reforçou o potencial da produção nacional. “Parabenizo os empreendedores que estão aqui, ou que nos acompanham à distância. Este é o momento de revelar à Europa toda a sustentabilidade, talento e alegria brasileiros que vocês representam”, disse.
Para o secretário-adjunto da Sedap, Francisco Neto, a participação do Pará reforça o compromisso com a produção responsável. “Precisamos continuar produzindo, mas sempre com responsabilidade ambiental e sustentabilidade. A cultura do cacau na Amazônia é um exemplo claro de como é possível produzir preservando. Estou impressionado com a diversidade de produtos e subprodutos apresentados aqui e deixo o convite para todos visitarem o Pará, durante a COP 30”, afirmou.
O ministro Caio Renault, da embaixada do Brasil na França, destacou a dimensão cultural do evento: “Exportar vai muito além do comércio. É levar ao mundo a verdade e a cultura brasileira, a identidade do nosso trabalho, a inteligência e a criatividade do país. Não se trata apenas de movimentar recursos, mas de compartilhar experiências, valores e conhecimento”.
O estande brasileiro reúne produtos de oito produtores de diferentes regiões do Pará, sendo Castanhal, São Francisco do Pará, Medicilândia, Uruará, Rurópolis, Pacajá e Novo Repartimento, mostrando a força e a diversidade da produção de cacau amazônico. O evento ocorre no Parque de Exposições do Porte de Versaille até o próximo domingo (2).












