Passeio Ciclístico SESI SENAI reúne mais de mil ciclistas pelas ruas de Belém
- deborabarbosa2
- há 4 horas
- 2 min de leitura

O domingo (25) amanheceu diferente pelas ruas de diversos bairros de Belém. O SESI e o SENAI promoveram a 13ª edição do Passeio Ciclístico SESI SENAI, reunindo cerca de mil e quatrocentos ciclistas em dois percursos de 13 km e 5 km, no Pelotão da Inclusão, que garantiu a participação de pessoas com mobilidade reduzida, reafirmando que o esporte é um direito de todos.
Mais do que um evento esportivo, o passeio transformou a cidade em um espaço de convivência, saúde e lazer, envolvendo famílias, amigos e ciclistas de todas as idades. Para o presidente do Sistema FIEPA, Alex Carvalho, a iniciativa fortalece o cuidado com as pessoas e com a cidade. “O Passeio Ciclístico SESI SENAI é um momento de encontro. Reúne famílias, amigos e a comunidade em torno de um propósito comum: valorizar o bem-estar, a saúde e a ocupação positiva dos espaços urbanos. É uma ação que mostra que investir em qualidade de vida também é investir no futuro da nossa sociedade”, destacou.
O superintendente do SESI Pará, Dário Lemos, também ressaltou a consolidação do evento ao longo dos anos. “Chegar à 13ª edição demonstra o quanto o Passeio Ciclístico já faz parte do calendário da cidade. É um evento que cresce a cada ano, com mais participação, mais inclusão e um impacto social muito positivo, alinhado à missão do SESI de promover saúde, lazer e educação”, afirmou.
Entre os participantes, a animação tomou conta de quem participou pela primeira vez. Para a ciclista Daniele Ferreira, a experiência foi marcante. “Foi a primeira vez que participei do passeio ciclístico e achei maravilhoso. Além da organização, foi uma oportunidade de conhecer melhor as ruas de Belém e viver um momento de paz e integração. Com certeza quero participar nos próximos anos”, comentou.
Passeio inclusivo
O Pelotão da Inclusão contou com mais de 200 inscritos, garantindo acessibilidade e protagonismo para pessoas com deficiência. Um desses participantes foi Renato Tenório, que destacou a importância de iniciativas como essa. “A rota foi bem tranquila, teve apoio durante todo o percurso e a participação da comunidade foi enorme. Com certeza é uma programação que dá vontade de repetir no próximo ano”, disse animado.
Ao final do evento, foram sorteadas 10 bicicletas, dois triciclos adaptados e uma handbike, mostrando o compromisso do SESI e do SENAI com a promoção da inclusão, da mobilidade e da qualidade de vida.
Compromisso com o futuro
O Passeio Ciclístico SESI SENAI também reforça o papel da bicicleta como uma alternativa de transporte sustentável. Além de não emitir poluentes, a bicicleta contribui para a redução do tráfego, melhora a mobilidade urbana e promove benefícios diretos à saúde física e mental.
De acordo com organismos internacionais de saúde, o uso regular da bicicleta como meio de transporte e lazer ajuda a reduzir o sedentarismo e o risco de doenças crônicas, além de colaborar para cidades mais limpas e humanas.
















































