SESI e Ministério do Trabalho lançam programa de Educação de Jovens e Adultos no Pará
- deborabarbosa2
- há 1 dia
- 3 min de leitura
Atualizado: há 9 horas

O Conselho Nacional do SESI, o SESI Pará e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançam, no próximo dia 28 de agosto, em Belém, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), o programa Seja Pro + Trabalho e Emprego, que vai oferecer 2.400 vagas gratuitas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante no estado.
A iniciativa será realizada inicialmente em 11 municípios paraenses, nas unidades do SESI localizadas em Ananindeua, Altamira, Belém, Barcarena, Bragança, Castanhal, Icoaraci, Marabá, Paragominas, Santarém e Santa Izabel. As inscrições estão previstas para a primeira quinzena de setembro.
Os cursos ofertados contemplam áreas como almoxarife, assistente de gestão ambiental, assistente de logística, controlador e programador de produção, eletricista predial, eletricista industrial, instalador hidráulico, mecânico de manutenção em motocicletas, mecânico de refrigeração residencial e mecânico de manutenção de máquinas industriais, variando conforme a necessidade de cada região.
Com duração de 14 meses, o programa também prevê o pagamento de bolsa auxílio aos estudantes. Voltada a jovens entre 18 e 29 anos que precisaram interromper os estudos, a proposta busca garantir a conclusão da educação básica aliada à qualificação profissional oferecida pelo SENAI, ampliando as oportunidades de acesso a empregos mais qualificados e estáveis.Para o presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior, o Seja Pro + é uma iniciativa nacional que chega ao Pará para transformar realidades. “Mais do que concluir os estudos, os jovens terão a chance de conquistar uma formação conectada às demandas do mundo do trabalho e às vocações de cada região. Nosso compromisso, como SESI, é unir educação e desenvolvimento, abrindo caminhos para que a juventude construa um futuro de trabalho digno, cidadania fortalecida e inclusão social”, ressaltou.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, destaca que o Seja Pro+ é um esforço conjunto que amplia os horizontes dos trabalhadores no Pará, ao oferecer a oportunidade de continuar os seus estudos. “Estamos mobilizando parcerias e esforços para qualificar melhor o nosso mercado de trabalho, o que exige o fortalecimento do ensino médio, da educação profissionalizante e a ampliação do acesso ao nível superior em conexão com as demandas de cada região”, afirmou o ministro.

“O lançamento do Seja Pro+ no Pará reforça nosso compromisso com os jovens que mais precisam de oportunidades. Com o apoio da indústria, oferecemos educação e formação profissional de qualidade para quem deseja reescrever sua história e ingressar no mercado de trabalho com mais preparo e dignidade”, destaca o diretor superintendente do SESI, Paulo Mól.
O presidente da FIEPA, Alex Carvalho, avalia que o Seja Pro+ chega em um momento estratégico para o Pará. “Nosso estado ainda concentra um grande número de jovens que precisaram interromper seus estudos, por vários motivos. Este programa se apresenta como uma ferramenta de inclusão social e de fortalecimento da indústria, pois vai formar mão de obra qualificada para atender às demandas locais e, ao mesmo tempo, ampliar as oportunidades profissionais para esses trabalhadores”, afirmou.
O superintendente do SESI Pará, Dário Lemos, salientou o diferencial da proposta pedagógica. “A Nova EJA do SESI alia a educação básica ao ensino profissionalizante, reconhecendo os saberes prévios dos alunos e direcionando a formação às necessidades reais da indústria. É um projeto transformador, que impacta não apenas o aluno, mas também sua família e toda a comunidade”, ressaltou.
O programa começou a ser estruturado nacionalmente no final do ano passado, a partir de um acordo de cooperação entre o Conselho Nacional do SESI (CN-SESI), o Departamento Nacional do SESI, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o MTE. A primeira capital a receber a ação foi a Bahia, com 3 mil vagas.
A expectativa é que o Seja Pro+ contribua para transformar a realidade de milhares de jovens que buscam retomar os estudos e conquistar uma profissão.