Sistema FIEPA promove campanha em alusão ao Setembro Amarelo
- amandabarros4
- 25 de set.
- 2 min de leitura

No dia 24 de setembro, o Sistema FIEPA promoveu uma programação especial em referência ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio e à atenção à saúde mental. A iniciativa que fez parte de uma série de ações realizadas ao longo do mês envolveu os empregados de todas as unidades do estado, por meio de transmissão ao vivo.
A abertura contou com uma recepção interativa conduzida pelo grupo teatral Cênicos e Cínicos e incluiu ainda um momento de ginástica laboral que reuniu os profissionais do Sistema em um momento de reflexão e bem-estar.
Já no segundo momento houve a palestra do médico, advogado e escritor Marcos Mendanha com o tema “Do Autocuidado ao Propósito: Caminhos para o Bem-Estar com Autorresponsabilidade”, na qual o palestrante abordou assuntos sobre trabalho, vida pessoal, equilíbrio e relações sociais como estratégias de cuidado com a saúde mental.
Para o palestrante, a pauta de saúde mental a cada dia é mais necessária e o autocuidado é a reunião de hábitos e ações diárias.

“A saúde mental é definitivamente a pauta do dia, não só no Brasil, como em diversos países. Eu vim falar sobre promoção de saúde mental, ou seja, como uma organização pode cuidar mais dos seus trabalhadores, no sentido de contribuir para a saúde mental, mas também como nós, enquanto indivíduos, podemos nos cuidar também”, comentou Mendanha.
A superintendente interina do SESI Pará, Laura Athaíde falou sobre a importância da autorreflexão e da empatia.

“Todos os dias buscamos que este seja um lugar de acolhimento e um ambiente saudável. Espero que possamos sair daqui refletindo, ressignificando valores, mudando conceitos, mas olhando com mais carinho e empatia para nós mesmos. O Setembro Amarelo nos convida a pensar sobre saúde mental, pois cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo”, destacou Laura.
Outras ações – Durante todo o mês de setembro, foram promovidas diversas ações de incentivo à saúde mental. Pela Comunicação Interna, os trabalhadores receberam e-mails com dicas de autocuidado e orientações sobre a importância de buscar ajuda profissional, quando necessário. Além disso, a campanha contou com material gráfico instalado nos banheiros do prédio sede da Federação, reforçando a mensagem de que pedir ajuda é fundamental.
Os profissionais também foram convidados a praticar o autoconhecimento com técnicas de psicoeducação, relaxamento, música e leitura por meio de um material direcionador pensado especialmente para este momento.




















