top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Sistema FIEPA representará a indústria da Amazônia na COP30

ree


O objetivo é demonstrar o protagonismo da indústria amazônica na construção de soluções para o clima e o desenvolvimento sustentável 



O Sistema FIEPA prepara uma participação abrangente e estratégica na 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém, consolidando-se como um importante hub da indústria amazônica durante o evento. A programação contempla uma série de painéis, fóruns, reuniões e inaugurações que reforçam o papel do setor produtivo na transição para uma economia de baixo carbono, na geração de empregos verdes e no desenvolvimento sustentável da região.  


FIEPA participa de painéis da Blue e Green Zones


Nos dois principais espaços de discussão da conferência, a Blue e a Green Zones, a FIEPA terá participação de destaque. Na Blue Zone coordenará um painel que tratará sobre a urgência da rastreabilidade em regiões com alta complexidade fundiária, ambiental e socioeconômica como a Amazônia Legal. Na Green Zone, estará à frente de dois painéis selecionados para o Pavilhão Pará, que destacarão respectivamente o potencial da biomassa na descarbonização da indústria amazônica e as ações que vêm sendo propostas pela Jornada COP+. 


Ainda na Blue Zone, a FIEPA participará ativamente da programação promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), no estande de 200 m², montado no Parque da Cidade. Com abertura oficial no dia 11, o espaço será palco de debates, lançamentos de estudos, apresentações de iniciativas empresariais voltadas à transição para uma economia de baixo carbono. Também destacará a Sustainable Business COP (SB COP), coalizão global que reúne quase 40 milhões de empresas de mais de 60 países para articular ações de sustentabilidade do setor privado e apoiar as negociações climáticas da ONU. 


“A COP30 será um marco para mostrar ao mundo que a Amazônia tem soluções concretas, tecnologia e capacidade produtiva para liderar a transição para uma economia verde. A FIEPA estará no centro desse diálogo, conectando empresas, governos e comunidades”, afirma o presidente da Federação, Alex Carvalho. 



Brazilian Industry Hub receberá programação paralela do setor na COP30 


Para fortalecer a presença e a integração do setor industrial nos debates da COP30, a FIEPA organizou espaços exclusivos dedicados à indústria durante a Conferência. O Brazilian Industry Hub será o ponto de convergência da indústria nacional, atuando como anfitrião para promover a colaboração entre setores e apresentar soluções inovadoras alinhadas à agenda climática. 


Um desses espaços será a Casa SESI Indústria Criativa instalada em um casarão histórico na Avenida Brás de Aguiar, totalmente restaurado e revitalizado pela FIEPA, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI). Com acesso gratuito, a Casa começa a funcionar a partir do dia 05, com três exposições simultâneas: a Mostra “Im-PARÁ-veis”, da artista visual paraense Roberta Carvalho; o projeto “Joias da Amazônia”, realizado pelo Instituto Elabora Social com patrocínio da Hydro e apoio da Jornada COP+, Ebata e Aimex; e a exposição Upcycling, em parceria com a Receita Federal e SENAI Pará, voltada para a economia circular e redução de desperdício. 



Caminhão ecológico movido a resíduos



ree

De 10 a 14, um caminhão movido a biometano, combustível 100% renovável obtido da purificação do biogás gerado por resíduos agrícolas, urbanos e de esgoto, estará na Unidade Getúlio Vargas do SENAI. A iniciativa mostra que é possível produzir de forma sustentável, estimulando a reutilização, o reparo e a reciclagem para reduzir o desperdício e o impacto ambiental. O projeto, resultado da parceria entre Scania, SENAI-SP, Ultragaz, LOTS Group e Itaipu Norte, percorre o Brasil com a Escola Móvel do SENAI-SP, levando aos participantes da COP30 uma imersão prática nos conceitos da Economia Circular. 



Grupos de Trabalho SB COP da CNI


Na sequência da programação promovida pelo Sistema FIEPA, especialistas, setor produtivo e organizações socioambientais estarão reunidos, nos dias 10 e 11 de novembro, na sede da Federação, para eventos dos Grupos de Trabalho SB COP da CNI. O encontro tratará de diversos temas que vão desde sistemas alimentares, economia circular, cidades sustentáveis, passando por financiamento da transição e energia. O objetivo é discutir caminhos da sociobioeconomia, que coloca as comunidades amazônicas como protagonistas na geração de valor das cadeias produtivas da floresta. 



Climatização


Na quarta-feira, 12, a unidade SENAI Getúlio Vargas inaugurará o Laboratório de Climatização SENAI, em parceria com a multinacional Gree Electric Appliances, maior fabricante de ar-condicionado do mundo. O laboratório ampliará a capacidade da indústria paraense de formar mão de obra qualificada localmente, reduzindo custos operacionais e fortalecendo a produção regional.  



Veículo borboleta viaja o mundo e chega a Belém



ree


O SENAI Getúlio Vargas também receberá, no dia 13, o Solarbutterfly, maior veículo solar do mundo, que chega à COP30, em Belém, destino final da viagem global. Foram mais de 100 mil quilômetros, 48 países, 5 continentes, 4 anos de viagem e 217 soluções simples para parar o aquecimento global. O veículo é uma borboleta gigante, com as asas cobertas por painéis solares que alimentam o carro elétrico reboque, totalmente livre de emissões. A equipe suíça formada por 40 membros é liderada pelo pioneiro solar Louis Palmer. O grupo viajou pela Europa, América do Norte, Índia, África do Sul e finalmente América do Sul, com a missão de mapear soluções inovadoras e criativas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. 



Financiamento para negócios da floresta


Atrair recursos para fortalecer a bioeconomia e impulsionar micro e pequenos negócios amazônicos, conectando investidores a iniciativas que geram impacto positivo ambiental e social. Esse será o objetivo dos painéis do Instituto Amazônia+21, no dia 13, no Observatório da Indústria do Pará, na sede da FIEPA. Em parceria com a Facility de Investimentos Sustentáveis, serão apresentados projetos e soluções que evidenciam o potencial da Amazônia como polo de investimentos sustentáveis.  



Fórum de Excelência Industrial Sustentável


Ainda no dia 13, a FIEPA e a Jornada COP+ realizarão o “Fórum de Excelência Industrial Sustentável”, no qual serão apresentadas para representantes da CNI, presidentes de federações das indústrias de vários estados do Brasil e autoridades nacionais e internacionais, as iniciativas selecionadas pelo Edital de Cases da Jornada. Na ocasião, também serão apresentadas as “Diretrizes para uma Indústria de Baixo Carbono”, que consiste em dez recomendações para uma nova agenda ambiental, social e econômica na Amazônia brasileira, formuladas pelos comitês da Jornada COP+. 






SESI Saúde Conectada


Dentro da programação promovida pelo Sistema FIEPA, o SESI Pará apresentará projetos que integram o programa SESI Saúde Conectada, que propõe um modelo de atendimento mais eficiente, ecológico e acessível na Amazônia. Terão destaque a Calculadora de Pegada de Carbono em Saúde, que mede as emissões de CO₂ geradas por hábitos de saúde, incluindo deslocamentos, telemedicina, imunização e alimentação; o lançamento do Protocolo de Clima, com diretrizes para enfrentar os impactos das mudanças climáticas na saúde pública; e a inauguração da Embarcação SESI Saúde Conectada, voltada à promoção da saúde digital e atenção primária aos trabalhadores da indústria e populações ribeirinhas. A inauguração da Embarcação será no dia 14, às 10h, no Terminal Hidroviário da Tamandaré, com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. 



Pacto Global da ONU faz evento na FIEPA


Na qualidade de Hub ODS no Pará, a FIEPA abrigará no dia 17 o evento “Para além de Belém: o legado da COP30”, promovido pelo Pacto Global da ONU – Rede Brasil. Movimento inédito de cooperação e engajamento com mais de 800 empresas e 15 projetos coletivos, integra o Programa Pacto Rumo à COP30 e reunirá lideranças nacionais e internacionais para discutir os avanços reais do setor industrial na mitigação, adaptação e inovação climática. Entre os nomes confirmados estão Mary Robinson, ex-presidente da Irlanda e referência mundial em justiça climática; a princesa Abze Djigma, co-presidente do UNFCCC PCCB; a velejadora e escritora, Tamara Klink; o jornalista da TV Globo, Ernesto Paglia; além de Daniela Grelin e Guilherme Xavier, diretores executivos do Pacto Global da ONU.



Cúpula de Inovação e sustentabilidade da Indústria 


A FIEPA promoverá, no dia 18, a "Cúpula de Inovação e Sustentabilidade da Indústria", envendo aberto ao público, que reunirá autoridades, representantes do setor e parceiros estratégicos na sede da FIEPA, onde serão apresentadas ideias inovadoras formuladas pelos comitês da Jornada COP+. A programação conta com painel sobre os programas-âncora do movimento: o “Combate ao desmatamento e queimadas ilegais”, “Sociobioeconomia na Amazônia”; e “Economia circular da Indústria”. O evento também será espaço para anúncios estratégicos e agendas climáticas para 2026, com programações que pretendem fazer da capital paraense uma referência permanente para discussões sobre o clima. A Cúpula pretende ser um chamado à ação, com apresentação de metas a serem implementadas até 2030 e fechamento de parcerias.



Lançamento de livro


ree

Encerrando a programação do setor industrial na COP30, no dia 19 será lançado o livro “A Belém dos Nossos Sonhos, uma contribuição coletiva para a cidade”, de Paulo Pinho, doutor em Ciências Ambientais. A obra reúne ideias e depoimentos que refletem sobre o presente e o futuro da capital paraense, propondo um olhar coletivo e inspirador para a construção de uma Belém mais sustentável, justa e humana. Toda a renda será revertida para a Associação Amigos de Belém, organização da sociedade civil que atua principalmente na conscientização social e na defesa de melhorias para a cidade, inclusive na área de meio ambiente e gestão de resíduos sólidos.  







Atendimento à Imprensa 

FIEPA | SESI | SENAI | IEL 

Telefones: (91) 4009-4714 / 4816 / 4333 

 

Analistas

  • Maria Luiza Martins: (91) 99199-7038 

  • Fernando Gomes: (91) 98122-4591 

  • Débora Barbosa: (91) 98537-8886 

  • Emilly Melo: (91) 99397-4284 

  • Hamanda Sena: (91) 98705-1220 

 


Notícias Relacionadas

Caderno de Pautas Sistema FIEPA na COP30

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page