Torneio de Robótica classifica oito equipes nas modalidades FLL e FTC para nacional em março
- deborabarbosa2
- há 2 dias
- 3 min de leitura

O Festival SESI de Educação encerrou nesta sexta-feira (23), com a cerimônia de premiação, que divulgou as seis equipes Born To Fight, Garça De Botas,Paratech League, Green League, Jurunabots e Tamba-Tajatech classificadas na modalidade First Lego League (FLL) e as equipes Paratech e Fúria do Norte na modalidade FIRST Tech Challenge (FTC) classificadas para a edição nacional do Festival SESI de Educação, prevista para março deste ano, em São Paulo. A cerimônia contou com a presença do presidente do Sistema FIEPA, Alex Carvalho; do superintendente do SESI Pará, Dário Lemos, além de membros da diretoria e gestores do Sistema FIEPA.

A modalidade First Lego League (FLL) premiou seis equipes na categoria Champion’s Award: 1º lugar: Born To Fight, da Escola Sesi Ananindeua e Green League, do Instituto Super Gênios; 2º lugar: Garça De Botas, da Escola SESI Ananindeua e Jurunabots, da Escola Indígena Francisca de Oliveira Lemos Juruna; e 3º lugar: Paratech League, da Escola SESI Belém e Tamba-Taja Tech, da E.E.F Domingos Acatauassu Nunes.
Já na FIRST Tech Challenge (FTC), modalidade estreante no festival e uma das principais competições internacionais de robótica educacional, as equipes Paratech e Fúria do Norte se classificaram e carimbaram a ida para a edição nacional. A modalidade também realizou premiações nas categorias Inspiração; Pensamento Criativo; Atributos de Equipe; Máquinas, Criatividade e Inovação. Além das categorias Aliança Vencedora e Aliança Finalista. Confira a lista completa.
O presidente do Sistema FIEPA, Alex Carvalho, ressaltou a importância do incentivo à robótica para o ensino. “Encerramos o torneio com a certeza de que a robótica é uma poderosa ferramenta de aprendizado. Os estudantes mostraram criatividade, inovação e capacidade de transformar conhecimento em soluções, reforçando o compromisso do Sistema FIEPA com a educação tecnológica no Pará”.
Para o superintendente do SESI Pará, Dário Lemos, o Festival vai muito além de uma competição, é um espaço de compartilhamento de experiências. “Mais do que uma competição, o torneio éi um espaço de aprendizado, troca de experiências e desenvolvimento de habilidades essenciais, como trabalho em equipe e criatividade. É gratificante ver o engajamento dos estudantes e o impacto positivo da robótica na formação educacional”.
Na ocasião também foram anunciadas as escolas com reconhecimento “Microsoft Showcase School”, instituições tecnológicas, inovadoras e preparadas para o futuro. A Escola SESI Altamira recebeu a certificação pela primeira vez e as unidades Ananindeua, Belém e Paragominas tiveram a certificação renovada. Também foi promovida a premiação referente ao edital de Economia Circular que premiou as escolas que desenvolveram projetos inovadores e sustentáveis.
O Festival SESI de Educação reuniu 45 equipes, formadas por alunos das escolas SESI no estado do Pará, de instituições públicas e privadas, totalizando cerca de 360 participantes, entre técnicos e competidores.
Confira as equipes premiadas nas demais categorias da First Lego League (FLL)
Prêmio Estrela em Ascensão
Torneio SESI: Paragotech Escola SESI Paragominas
Torneio Geral: Olga Tec Escola Municipal Olga Benário
Prêmio Desafio do Robô: Born To Fight, Escola Sesi Ananindeua e Juruna Bots, Escola Indígena Francisca De Oliveira Lemos Juruna
Prêmio Técnico/Mentor Destaque: Heloisa Lima, Paragotech e Aldelice Ferreira, Tamba Taja Tech.
Desempenho do Robô: Born To Fight, Escola Sesi Ananindeua e a Green League, Instituto Super Gênios.
Design do Robô: Robofox, Escola Sesi Altamira e Tecnoevolution, Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Pedro Nogueira
Prêmio Projeto de Inovação: Bragabots, Sesi Senai de Bragança e Pavulagem, Ciseb.
Core Values Valores Fundamentais: Ultron League, Escola Sesi Marabá e Veneza Bot, Emeief Nossa Senhora De Lourdes.
Confira as equipes premiadas nas demais categorias da FIRST Tech Challenge (FTC)
Inspiração: Paratech
Pensamento Criativo: FullMetal
Atributos de Equipe: Tecnoxingu
Máquinas, Criatividade e Inovação: Fúria do Norte
Aliança Vencedora: Fúria do Norte e Paratech
Aliança Finalista: FullMetal e Tecnoxingu












































































