top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

ZPE de Barcarena é apresentada oficialmente pelo governo estadual em evento na FIEPA

ree

Imagem: Arthur Corrêa / Comunicação FIEPA


O Governo do Pará oficializou, nesta quarta-feira (10), a apresentação da nova implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Barcarena, em cerimônia realizada no Auditório Albano Franco, na Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA). O projeto marca um passo decisivo na política industrial e na estratégia de desenvolvimento sustentável do Estado.


Após mais de três décadas de impasses, o projeto foi retomado em 2019, com um novo plano de negócios, atualizando o plano industrial, com a definição de uma empresa-âncora, reestruturando a governança e conduzindo todas as etapas necessárias para a reabilitação federal da proposta. Em novembro, o Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) publicou a aprovação que viabiliza, pela primeira vez, a instalação e a efetiva operação de uma ZPE no Pará.


O presidente da FIEPA, Alex Carvalho, destacou que a ZPE representa um divisor de águas para o desenvolvimento industrial do Estado. “Isso representa um marco, uma verdadeira retomada. Somos um Estado essencialmente exportador, e é contraditório continuarmos importando tantos produtos enquanto deixamos de agregar valor às nossas riquezas. Nossa indústria é a principal força da pauta exportadora, mas existe um universo de oportunidades em fármacos, cosméticos e produtos do cotidiano. Precisamos fortalecer os encadeamentos produtivos”, declarou.


Para o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Lutfala Bitar, a nova ZPE cumpre um papel estratégico no enfrentamento das desigualdades regionais. “A Amazônia ocupa dois terços do território nacional, mas participa com apenas 9% do PIB brasileiro. Temos dois Brasis: um rico e outro pobre. Temos a responsabilidade de atrair indústrias que possam verticalizar nossa imensa produção extrativista”, declarou.


O diretor-presidente da Companhia de Gás do Pará, Flexa Ribeiro, defendeu a industrialização dos recursos paraenses e reforçou que a ZPE resgata uma agenda histórica. “Lutamos para verticalizar nossas riquezas e deixar de exportar tudo de forma primária. Esse modelo não deixa quase nada de valor para melhorar a qualidade de vida da população”, avaliou.


O titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Paulo Bengtson, celebrou o momento econômico vivido pelo Estado, ressaltando que o cenário atual demonstra maturidade na política de atração de investimentos. “Somos o Estado que mais gerou empregos no Brasil no ano passado, e neste ano já foram abertas mais de 50 mil vagas formais no Pará. Aquilo que antes parecia uma ilusão se tornou realidade. O Pará tem condições de crescer economicamente, preservando o meio ambiente e fazendo transição energética”, concluiu.


Novo ciclo industrial

A expectativa é que o empreendimento estimule novos investimentos, fortaleça a integração logística do território e consolide Barcarena como um dos principais hubs industriais e exportadores da Amazônia.


Localizada no Distrito Industrial de Barcarena, a ZPE ocupa 3,5 milhões de metros quadrados ao longo da PA-483 (Alça Viária), dos quais 2,2 milhões serão destinados a operações industriais, armazéns, pátios de contêineres, balanças de alta precisão, estruturas da Receita Federal, órgãos sanitários e áreas operacionais da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec).


O complexo foi projetado para oferecer logística integrada, como portuária, rodoviária e fluvial, com previsão futura de conexão ferroviária, além de priorizar setores de alto valor agregado, como transformação mineral, bioindústria, biotecnologia, eletroeletrônicos, logística, alimentos e produtos da biodiversidade amazônica.

Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page