ApexBrasil reúne na FIEPA com empresas exportadoras paraenses

Com o objetivo de apresentar os rumos da instituição e estabelecer uma maior aproximação com empresas exportadoras paraenses, o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, esteve nesta sexta-feira, 04/08, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA).

Quando assumiu a presidência da entidade no início do ano, Jorge Viana firmou o compromisso de visitar os Estados brasileiros para estreitar as relações com os empresários e fomentar a promoção das exportações e a internacionalização das empresas locais. “Já visitamos mais de 17 Estados e isso nunca aconteceu antes, de um presidente da ApexBrasil visitar todos os estados do país, e nós estamos aqui para assumir o compromisso para trazer alguns dados e ajudar”, afirmou o presidente da ApexBrasil.

Durante a visita, que reuniu cerca de 20 empresários locais, Viana destacou a importância da região Norte e da Amazônia para aumentar a presença do Brasil no cenário econômico global. “Acho que aqui na região Norte temos o maior potencial de crescimento para o nosso país para ajudar na balança comercial. A região amazônica é muito rica, equatorial, tem muita biodiversidade. Eu costumo dizer que as regiões com maior potencial ainda não explorados de exportação para fazer negócios são as regiões Norte e Nordeste, desde que tenham alguma política pra cá. Então, por isso estamos aqui, para convidar os empresários e nos colocar à disposição para trabalhar”, explicou Viana.

Para o vice-presidente da FIEPA, Alex Carvalho, que conduziu a reunião em Belém, a ApexBrasil tem sido uma importante parceira da Federação, com uma convergência de ideias e propostas para que os produtos do Estado tenham cada vez mais espaço no mercado mundial. “Todo e qualquer esforço, toda e qualquer convergência para que nós tenhamos o desenvolvimento do nosso Estado e da nossa região amazônica, em consonância com os pré-requisitos sociais e ambientais, tem nesta Federação um parceiro incondicional. Temos um universo muito grande de produtos e precisamos trabalhar por uma maior diversificação dessa pauta exportadora, assim como por uma maior verticalização dessa produção”, afirmou Carvalho.

Fizeram parte da comitiva da ApexBrasil, a gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Agência, Carla Duarte; a diretora de Negócios, Ana Repezza; e o embaixador Laudemar Aguiar. Pela FIEPA, também participou do evento a coordenadora do Centro Internacional de Negócios (CIN/FIEPA), Cassandra Lobato.

Agenda em Belém - No dia 5 de agosto, a comitiva da ApexBrasil também participará em Belém, do evento Diálogos Amazônicos, no Hangar Centro de Convenções. No encontro, promoverá debate sobre a promoção internacional da biosocioeconomia da região amazônica, como forma de impulsionar negócios sustentáveis, aproveitando o potencial amazônico para gerar renda e inclusão sem causar danos ao meio ambiente.