COMITIVA DO SETOR PRODUTIVO REALIZA ENCONTRO COM EMPRESAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL, EM BARCARENA

Uma comitiva formada pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-PA) e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) esteve em Barcarena, nesta quarta-feira (20/03), para uma série de encontros com empresas da região. O objetivo foi ouvir as demandas e propor soluções para os desafios do setor da construção local.

Por meio da Iniciativa Redes, a FIEPA apresentou as oportunidades de desenvolvimento de fornecedores locais na cadeia de obras industriais e as possibilidades de qualificação e valorização da mão de obra, visando os investimentos privados previstos. “O objetivo hoje é o fortalecimento da nossa base sindical, do trabalho que o Sinduscon realiza junto às suas empresas associadas como forma de valorização da sua representatividade setorial. Nesse sentido, também apresentamos as diversas soluções que o Sistema FIEPA, por meio do SESI, SENAI, REDES, CIN e IEL, podem oferecer para as indústrias para torná-las mais autônomas, sustentáveis e competitivas”, destaca o presidente da FIEPA, Alex Carvalho.

Principal responsável por tratar das questões ligadas à Indústria da Construção e ao Mercado Imobiliário, a CBIC apresentou a agenda da sua Comissão de Obras Industriais e Coorporativas (CBIC), que tem como foco fortalecer as empresas e aumentar o nível dos projetos da construção nacional. “Engajamento é o nome do jogo. Se queremos ser ouvidos, alcançarmos respostas, essa integração é fundamental. A criação da COIC gera uma nova forma de relacionamento, uma nova modelagem de negócio, com transparência e sustentabilidade,” diz o presidente da COIC e vice-presidente da CBIC, Ilso José de Oliveira.

Para o presidente do Sinduscon-PA, Fabrizio Gonçalves, esses encontros setoriais são fundamentais para subsidiar a elaboração de um plano de ação para atender de maneira mais assertiva as indústrias do segmento. “Essa reunião hoje foi plantada lá atrás com a força do associativismo, do nosso Sinduscon, que ouviu as demandas das empresas que trabalham aqui com obras industriais em Barcarena e levou para a nossa Federação. Então, hoje é um momento de aproximação e a expectativa é que esse vínculo aconteça ainda mais vezes. Por isso, criamos a Comissão de Obras Industriais dentro do Sinduscon”, destaca Fabrizio.

"O que fortalece a nossa atuação e o nosso planejamento é a nossa união, por isso essa reunião é muito assertiva. A gente conta com essa parceria para continuar trabalhando em Barcarena e região," conclui Marcílio Costa, diretor da Ektor, indústria presente na reunião.