Notícias

Como conseguir financiamento para investir na minha empresa?

Como conseguir financiamento para investir na minha empresa?

Como conseguir financiamento para investir na minha empresa?

Investimento é a aplicação de dinheiro, tempo e esforço para chegar a um resultado. Investir na sua empresa pode ser a compra de um equipamento novo, a ampliação da fábrica, abertura de novas unidades, contratar mais funcionários e por aí vai.

Para fazer essa expansão acontecer, você precisa se planejar e entender qual é o tipo de recurso mais adequado pra fazer o investimento.

“Um dos erros mais comuns que a gente vê é a tomada de capital de giro pra resolver qualquer necessidade da empresa, mesmo que seja, por exemplo, para a compra de um equipamento. Então, entender a necessidade e o que tem de linha de crédito disponível no mercado é o primeiro passo”, explica Eduardo Trotta, especialista em investimentos do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN).

E o NAC com isso?

Os NACs oferecem atendimento gratuito para tirar dúvida, orientar e incentivar a busca por crédito de forma correta, compreendendo a demanda de cada empresa, desmitificando o tema e apresentando soluções viáveis e descomplicadas para micros e pequenas empresas.

Esse serviço é particularmente relevante para empresas de pequeno porte, que são mais de 22 milhões de negócios no país e empregam 15 milhões de pessoas, segundo o Observatório da Micro e Pequena Empresa.

Confira algumas das principais dúvidas sobre financiamento e investimento, respondidas pelo Eduardo Trotta!

- O que é um investimento e como saber qual linha de crédito é ideal?

Linhas de crédito para empresas funcionam como um aporte financeiro que ajuda as organizações em múltiplas frentes e permite que o empreendedor faça alguns investimentos como aumentar o espaço físico da companhia; comprar mais e melhores mercadorias; ampliar ou renovar o maquinário e mais.

Cada linha de crédito é direcionada para um tipo de demanda do negócio. Por exemplo, existem aquelas em que o dinheiro emprestado deve ser aplicado na compra de novas máquinas para a produção. Esse financiamento tem taxas e prazos diferentes. Por isso é importante estar atento ao decidir tomar crédito.

Quais são os principais erros das empresas na hora de investir?

Costumam procurar o NAC para “apagar incêndios” financeiros nas empresas. Poucas empresas, de fato, se planejam para adquirir um equipamento ou aumentar a capacidade produtiva.

Quando nos procuram com intuito de investir, começamos explicando que tem algumas pegadinhas que o empresário não observa quando decide buscar linhas de financiamento que podem custar a saúde financeira da empresa.

Um dos erros que vemos com frequência é que só prestam atenção na taxa de crédito e na taxa de juros, quando, na verdade precisam também ficar atentos ao custo efetivo total, que são todos os encargos.

Qual é a diferença entre empréstimo e financiamento?

A grande diferença entre as duas formas de solicitar recursos de crédito é que, enquanto o empréstimo cede uma quantia para o cliente sem precisar saber para qual a finalidade, o financiamento financia a compra de um bem de forma direta e repassa o valor para o fornecedor.

Apesar de o financiamento ser um processo mais burocrático, os juros são mais baixos, devido ao objetivo pré-estabelecido. Já nos empréstimos, justamente por não ser atrelado a um fim específico, os juros são mais altos e aumentam de acordo com o risco que é assumido pelo banco ou instituição financeira credora.

O que os bancos cobram de uma empresa antes de conceder crédito?

O banco geralmente observa alguns pontos antes de disponibilizar o recurso, como:

·         Capacidade de pagamento

·         Histórico de crédito daquela empresa, inclusive pequenos atrasos constantes de pagamento das parcelas

·         Grau de endividamento dos sócios e da empresa

·         Tempo de atividade da empresa. Empresas antigas demonstram capacidade de se manter em diferentes cenários econômicos.

·         A idade dos sócios influencia a avaliação, se a pessoa é muito jovem ou com idade avançada

O que é possível fazer para ter mais chances de conseguir o financiamento para investir?

Recomendamos que o empresário especifique ações de curto para o médio prazo relacionadas aos aspectos do negócio, como marketing, finanças, produção ou recursos humanos e faça um plano de captação de recursos, além, obviamente, do plano estratégico com as ações necessárias para o alcance dos objetivos de longo prazo.

Também é interessante que o empresário faça um projeto de investimento, que é um documento com de informações e estimativas que indicam ou contraindicam a realização de um empreendimento.

Na maioria dos casos, um projeto de investimento é fundamental para atender às demandas externas e internas da empresa, como atender ao aumento da demanda, ganhar eficiência num processo, criar outras linhas de produção ou entrar em novos mercados.

Independentemente do motivo, fazer esse projeto de investimento é um exercício estratégico que envolve identificar os recursos necessários, além das estimativas de tempo e do capital exigido para implementar os esforços de expansão.

Quer saber mais? Entre em contato com o NAC na FIEPA:

(91) 4009-4996

 

*Com informações da Agência de Notícias CNI

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA