Empresários conhecem alternativas para aumentar eficiência energética nas indústrias

Soluções em tecnologia voltadas para garantir uma maior eficiência energética para as indústrias foram apresentadas a empresários paraenses, nesta quinta-feira (14/03), durante encontro promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), em Belém. No evento, representantes do Grupo Huawei, líder global em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), detalharam as linhas de atuação da solução Green-SEE, criada pela empresa para apoiar o setor industrial no cumprimento das metas de descarbonização definidas pelo mercado global.

Para o presidente da FIEPA, Alex Carvalho, soluções que visem maior eficiência energética convergem para as necessidades das indústrias em buscar processos fabris mais modernos, que otimizem os custos e garantam a redução das emissões de gases de efeito estufa. “Essa sala cheia aqui demonstra o quanto o tema tem aderência com o que o mercado exige. Nós temos aqui um grupo detentor de tecnologia e um grupo de empresários com um olhar atento para as oportunidades que essa tecnologia poderá nos direcionar. Vamos sempre defender a indústria local com o que for necessário e estamos de braços abertos para quem chega aqui com bons propósitos para somar esforços e competências para que o setor produtivo, a indústria do Pará, possa avançar sempre”, afirmou Carvalho.

Segundo Bruno Zavaleta, gerente sênior de Soluções para a América Latina, os serviços para as indústrias estão divididos em quatro pilares que abrangem geração, armazenamento, garantia de energia e eletrificação para mobilidade e transporte. “É uma solução integrada, interligada na qual a Huawei oferece a geração de energia limpa, através de sistemas solares ou eólicos, para substituir o uso de combustível fóssil nas indústrias, assim como tecnologia para mais eficiência no armazenamento e para evitar a interrupção das atividades industriais por problemas energéticos. Tem ainda o quarto pilar, de mobilidade e transporte. Geralmente se mira nos caminhões elétricos, mas não para a questão da carga elétrica desses caminhões. A Huawei está focada na redução do tempo de carga desses caminhões elétricos para que esse caminhão tenha um percurso mais longo em seu caminho”, explicou Zavaleta.

Pensadas para beneficiar pessoas e empresas em áreas remotas de difícil acesso, as soluções devem levar inovação e tecnologia para as mais diversas regiões da Amazônia. “A Amazônia tem muita capacidade de gerar energia, mas possui uma geografia que dificulta com que ela chegue às populações mais afastadas e entendemos que o problema é o transporte dessa energia. Então, para esses lugares temos soluções específicas de microgrid, que são sistemas de energia solar para atender cidades ou povos pequenos, porque sem energia, essas populações ficam no atraso”, detalha o gerente.

O encontro foi uma iniciativa do Conselho Temático de Infraestrutura (COINFRA/FIEPA), representado no evento pelo presidente, José Maria Mendonça, e do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade (COEMAS/FIEPA), por meio do seu presidente Deryck Martins; e contou com a presença do secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Carlos Ledo.