Notícias

FIEPA conclui agenda de participação na COP28, em Dubai

FIEPA conclui agenda de participação na COP28, em Dubai

FIEPA conclui agenda de participação na COP28, em Dubai

No período de 03 a 10 de dezembro, a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) participou ativamente da programação da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP 28), realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O presidente da entidade, Alex Carvalho, representou o setor industrial do Estado integrando a comitiva da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que teve uma participação recorde no evento, com a presença de mais de 100 empresários, além de um estande próprio no pavilhão brasileiro, onde apresentou o trabalho que o setor vem fazendo para se tornar cada vez mais sustentável.

A primeira participação foi no dia 04/12, quando o presidente da FIEPA representou a CNI no painel O papel da bionergia na descarbonização, que analisou e debateu estratégias para impulsionar o emprego da bioenergia, considerando desafios, oportunidades e as metas de mitigação e adaptação climática. No mesmo dia, participou como debatedor do painel Desafios e oportunidades da bioeconomia brasileira, que discutiu os desafios e as perspectivas para o desenvolvimento de cadeias produtivas baseadas em bioeconomia, considerando as experiências e o potencial do Brasil como país megadiverso. Para encerrar, esteve presente ao Coquetel Atvos.

Reuniões - Seguindo a agenda de ações, Carvalho reuniu no dia 05/12 com o governador do Pará, Helder Barbalho, e com a diretoria da Norsk Hydro. Durante a programação, esteve com a CEO da Norsk Hydro, Hilde Aasheim; com o vice-presidente executivo da Área de Negócios de Bauxita e Alumina da Hydro, John Thuestad; e com o vice-presidente sênior de Relações Externas da Hydro e presidente do Simineral, Anderson Baranov. Outro encontro ocorreu com o secretário adjunto da SEMAS, Rodolfo Bastos. 

 

Diálogo Empresarial - No dia 06/12, o presidente da FIEPA participou do encontro Diálogo Empresarial para uma Economia de Baixo Carbono, programação paralela de alto nível promovida pela CNI, no Hotel Atlantis The Royal. O evento contou com as presenças do governador do Pará, Helder Barbalho; da vice-governadora do Estado, Hana Ghassan; do presidente da CNI, Ricardo Alban; do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; do Embaixador do Brasil nos Emirados Árabes, de Bruno Dantas; além de empresários, representantes do governo e de instituições. 

 

Brazilian Industry Day - No dia 08/12, esteve presente também no Brazilian Industry Day, que teve como objetivo apresentar as oportunidades da indústria brasileira ao público internacional da COP28. Durante o evento o presidente da FIEPA se encontrou com o presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho; com o vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rego; e com o presidente da APEX Brasil, Jorge Viana.

Para Carvalho, as discussões foram extremamente importantes para balizar as decisões, iniciativas e direcionamentos que devem ser tomadas para garantir o futuro do planeta. “Fazer parte da delegação da CNI na COP28 e ter a oportunidade de representar o setor industrial do nosso Estado em um evento global como este foi uma experiência importante para que pudéssemos estabelecer o diálogo com múltiplos agentes e apresentar as demandas da Amazônia nas questões que envolvem as mudanças climáticas, principalmente em um cenário de expectativas para a COP30, no Pará”, afirmou o presidente da FIEPA.

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA