FIEPA conclui agenda de participação na COP28, em Dubai

No período de 03 a 10 de dezembro, a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) participou ativamente da programação da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP 28), realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O presidente da entidade, Alex Carvalho, representou o setor industrial do Estado integrando a comitiva da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que teve uma participação recorde no evento, com a presença de mais de 100 empresários, além de um estande próprio no pavilhão brasileiro, onde apresentou o trabalho que o setor vem fazendo para se tornar cada vez mais sustentável.

A primeira participação foi no dia 04/12, quando o presidente da FIEPA representou a CNI no painel O papel da bionergia na descarbonização, que analisou e debateu estratégias para impulsionar o emprego da bioenergia, considerando desafios, oportunidades e as metas de mitigação e adaptação climática. No mesmo dia, participou como debatedor do painel Desafios e oportunidades da bioeconomia brasileira, que discutiu os desafios e as perspectivas para o desenvolvimento de cadeias produtivas baseadas em bioeconomia, considerando as experiências e o potencial do Brasil como país megadiverso. Para encerrar, esteve presente ao Coquetel Atvos.

Reuniões - Seguindo a agenda de ações, Carvalho reuniu no dia 05/12 com o governador do Pará, Helder Barbalho, e com a diretoria da Norsk Hydro. Durante a programação, esteve com a CEO da Norsk Hydro, Hilde Aasheim; com o vice-presidente executivo da Área de Negócios de Bauxita e Alumina da Hydro, John Thuestad; e com o vice-presidente sênior de Relações Externas da Hydro e presidente do Simineral, Anderson Baranov. Outro encontro ocorreu com o secretário adjunto da SEMAS, Rodolfo Bastos.

Diálogo Empresarial - No dia 06/12, o presidente da FIEPA participou do encontro Diálogo Empresarial para uma Economia de Baixo Carbono, programação paralela de alto nível promovida pela CNI, no Hotel Atlantis The Royal. O evento contou com as presenças do governador do Pará, Helder Barbalho; da vice-governadora do Estado, Hana Ghassan; do presidente da CNI, Ricardo Alban; do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; do Embaixador do Brasil nos Emirados Árabes, de Bruno Dantas; além de empresários, representantes do governo e de instituições.

Brazilian Industry Day - No dia 08/12, esteve presente também no Brazilian Industry Day, que teve como objetivo apresentar as oportunidades da indústria brasileira ao público internacional da COP28. Durante o evento o presidente da FIEPA se encontrou com o presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho; com o vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rego; e com o presidente da APEX Brasil, Jorge Viana.

Para Carvalho, as discussões foram extremamente importantes para balizar as decisões, iniciativas e direcionamentos que devem ser tomadas para garantir o futuro do planeta. “Fazer parte da delegação da CNI na COP28 e ter a oportunidade de representar o setor industrial do nosso Estado em um evento global como este foi uma experiência importante para que pudéssemos estabelecer o diálogo com múltiplos agentes e apresentar as demandas da Amazônia nas questões que envolvem as mudanças climáticas, principalmente em um cenário de expectativas para a COP30, no Pará”, afirmou o presidente da FIEPA.