FIEPA e sindicatos das indústrias doam 1.500 mudas de árvores para Belém

Para contribuir com a arborização e a redução das emissões de gases de efeito estufa na capital do Estado, o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (Sistema FIEPA) doou 1.500 mudas de árvores, entre elas o ipê, para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). A assinatura do termo de doação e o ato simbólico de plantio de mudas ocorreram nesta quarta-feira (20), em Belém, como parte das comemorações pela Semana da Árvore.

Entre as entidades parceiras da iniciativa estão o Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon/Pará), o Sindicato da Indústria de Serraria, Carpintaria, Tanoaria e Madeira de Belém, Ananindeua e Marituba (Sindimad) e a Associação das Indústrias Exportadoras de Madeiras do Estado do Pará (Aimex). Durante a cerimônia, o Sindicato das Indústria de Panificação e Confeitaria (Sindipan) anunciou a doação de mais 500 mudas para a Semma.

Segundo o presidente do Sistema FIEPA, Alex Carvalho, o objetivo da iniciativa é contribuir ativamente para a arborização da capital paraense e apoiar a meta da Prefeitura de Belém de plantar mais de 100 mil árvores, até 2024. “Por entendermos a importância de pensar uma nova economia em consonância com o pacto global pelas mudanças climáticas, o Sistema FIEPA tem desenvolvido ações em parceria com entidades do setor produtivo e do poder público, como parte da agenda de compromissos para a redução de emissão de gases de efeito estufa. Essa doação de mudas para a Semma, em parceria com os sindicatos e Aimex, é mais uma dessas iniciativas e apoiará a arborização da nossa capital, escolhida como sede da COP 30”, afirmou Carvalho.

“Celebramos hoje um ato de amor pela nossa capital Belém, podemos observar os olhares de satisfação no plantio das mudas feita pelos alunos da escola SESI e, é este espírito que queremos fomentar, o da esperança. O Sinduscon Pará e o Sistema FIEPA se uniram em prol da sustentabilidade, e o resultado foi a entrada de outras instituições neste mesmo propósito. É importante sempre lembrarmos que esta ação de doação de mudas para a SEMMA é apenas uma de muitas oportunidades que virão para o preparo e cultivo da Belém da COP 30. Juntos nós conseguiremos!", relatou o Presidente do Sinduscon-PA, Fabrizio Gonçalves.

Para a titular da Semma, Christiane Ferreira, a atuação integrada entre poder público e entidades do setor produtivo representa uma soma de esforços para a melhoria da qualidade de vida na cidade. “Ações como esta são importantes para deixar claro que o município, além de buscar soluções através da natureza, ele precisa ter essa ideia da governança compartilhada, não somente com a sociedade civil, mas, principalmente, com o empresariado que gera recurso, que gera investimento, gera emprego, gera renda e inserção social no município”.

A doação faz parte da campanha de sustentabilidade “Indústria = vida com qualidade” promovida pelo Sistema FIEPA desde o início do ano. Em uma segunda etapa, a Federação deverá ampliar o alcance da iniciativa para que outros sindicatos do setor e indústrias locais possam contribuir com mais doações de árvores para o município.