Gigante ExxonMobil brilha com primeira descoberta de petróleo na Guiana, enquanto a Petrobras aguarda licença ambiental no Amapá

A ExxonMobil, uma das gigantes globais da energia, realizou sua primeira descoberta de óleo em 2024 no poço Bluefin, localizado no bloco Stabroek, no litoral da Guiana. Enquanto isso, a Petrobrás aguarda a liberação da licença ambiental para perfurar um poço na costa do Amapá. A descoberta no poço de petróleo Bluefin incluiu cerca de 197 pés (60 metros) de arenito portador de hidrocarbonetos, sendo perfurado pela sonda de perfuração Stena Drillmax em 4.244 pés (1.294 metros) de água. Essa descoberta se soma às mais de 30 feitas no bloco Stabroek desde 2015, destacando o potencial da região para o desenvolvimento de petróleo e gás.

Potencial de desenvolvimento de petróleo
A descoberta reforça o compromisso da ExxonMobil com o desenvolvimento sustentável da Guiana, utilizando suas capacidades tecnológicas e humanas para extrair valor de forma segura e responsável dos recursos do país. A empresa espera contribuir significativamente para a economia local por meio do setor de energia. O presidente da ExxonMobil Guyana, Alistair Routledge, destacou a importância da descoberta para o programa de exploração da empresa e sua visão de impulsionar o desenvolvimento viável de petróleo e gás na região. A descoberta no poço Bluefin é um marco significativo para a ExxonMobil e reforça sua posição como líder no setor de energia.

Impacto ambiental no poço da Guiana
Enquanto a ExxonMobil celebra sua descoberta, a Petrobras aguarda a liberação da licença ambiental para perfuração no litoral do Amapá. A demora no processo destaca a importância da avaliação cuidadosa dos impactos ambientais das atividades de exploração de petróleo, garantindo a proteção dos ecossistemas marinhos.

Perspectivas futuras
Com a descoberta no poço de petróleo Bluefin, a ExxonMobil está otimista em relação ao futuro do bloco Stabroek e da Guiana como um todo. A empresa continuará investindo em tecnologia e capacitação para maximizar o potencial de petróleo e gás na região, beneficiando a economia local e impulsionando o desenvolvimento sustentável. A descoberta no poço Bluefin marca o início de um novo capítulo na história da ExxonMobil na Guiana, com expectativas de contribuir significativamente para o setor de energia e o desenvolvimento econômico do país.

Escrito por Roberta Souza - CPG Click Petróleo e Gás