Plataforma gratuita traz informações sobre exportação em diversos países

O BI Diplomacia cruza dados do Pará com o de outros mercados internacionais

O Centro Internacional de Negócios (CIN/FIEPA) e o Sebrae no Pará lançarão, no dia 20/04, o Business Intelligence (BI) Diplomacia, uma nova uma funcionalidade da plataforma Monitora Comex que permitirá o cruzamento de dados do Estado com o de diversos mercados internacionais. Com acesso gratuito, a plataforma tem como objetivo fortalecer a cultura exportadora local entre micro, pequenas e médias empresas do Estado.

Segundo a coordenadora do CIN/FIEPA, Cassandra Lobato, a ferramenta possibilitará uma análise mais ágil e precisa para subsidiar a tomada de decisões entre os empresários paraenses. “Esse é um sistema diferenciado que lança um olhar apurado sobre os produtos exportados aqui pelo nosso Estado e que agora, com o BI Diplomacia, também trará o perfil exportador de países do mundo todo e a relação comercial desses países com o nosso Estado”, explica Cassandra.

“Isso permitirá que o empresário possa fazer uma análise atualizada, e embasada em dados oficiais e diversas estatísticas, desse cenário econômico para que possa tomar decisões mais objetivas e consiga, dessa forma, alcançar resultados melhores em suas negociações”, reforça a coordenadora.

As informações compiladas na plataforma são provenientes de dados fornecidos por órgãos oficiais, como por exemplo, o Ministério da Economia. Entre os indicadores do BI Diplomacia estão valores e volumes exportados pelo Estado do Pará e pelo mercado internacional; informações individuais de cada país sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), população, Produto Interno Bruto (PIB) PIB, setores que mais exportam, principais produtos, modais logísticos e preço médio praticado, entre outras informações.

A plataforma é uma iniciativa do programa ‘Vamos Exportar’, resultado do convênio entre o CIN/FIEPA e o Sebrae no Pará, que já beneficiou mais de 1500 empresas no Estado.

Serviço:

Lançamento virtual da Plataforma BI Diplomacia