Imerys realiza ações de prevenção e segurança para comunidades em Barcarena

Para que uma mineração sustentável seja feita de forma segura, a Imerys investe continuamente na segurança de suas operações e em iniciativas de prevenção e proteção dos empregados e comunidades vizinhas ao empreendimento de mineração de caulim, no Pará. Entre junho e agosto deste ano, a empresa renovou as atividades que integram o Plano de Atendimento de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM), em cumprimento às determinações legais da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Em uma ação conjunta com a Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SAMU e comunitários, ocorreu na sexta-feira (18) um exercício simulado de emergência em Barcarena. A ação envolveu, aproximadamente, 380 pessoas entre colaboradores, terceirizados, autoridades locais, consultores e moradores das comunidades Acuí 1 e 2, Curuperé, Arienga, Vila do Conde e Canaã.

A atividade simula um cenário de incidente nas bacias da Imerys, as medidas a serem adotadas e orientações de segurança à população. Dentre as medidas estão o acionamento de responsáveis e órgãos de defesa, o bloqueio de vias e o direcionamento da população para os pontos seguros de encontro, respostas da equipe da Imerys, o acionamento da sirene de emergência, entre outros.

“As bacias da Imerys são seguras, constantemente monitoradas e não apresentam risco às comunidades, mas é muito importante implementar essas ações preventivas. Eventos de treinamento e capacitação, como este simulado de atendimento de emergência, são fundamentais para que todos atores envolvidos - como nossos profissionais e os servidores públicos dos órgãos de Proteção e Defesa Civil do estado e município - possam, por meio de exercício prático e em situações reais de interação com a população, aprimorar as técnicas e o modelo de atuação conjunta, promovendo a cultura de prevenção e segurança ", explica afirma Welney Paiva, diretor de Operações da Imerys.

Para esclarecer a população quanto às medidas de segurança das estruturas das bacias do parque industrial da Imerys, a empresa promoveu ainda o seminário orientativo, no mês de junho. No seminário foi explicação sobre o funcionamento das bacias, bem como a atual condição desse empreendimento. Foram apresentadas, ainda, as ferramentas de monitoramento, investimentos em tecnologia, melhorias implementadas na gestão de segurança e o PAEBM de maneira fácil e compreensível.

A Imerys realizou também a atualização do cadastramento das residências na Zona de Autossalvamento - uma área nas proximidades da empresa - com as famílias que se encontram dentro da mancha de inundação, uma possível área atingida em caso de rompimento das bacias. O principal objetivo do cadastro é o conhecimento do perfil da população, sua distribuição espacial e formas de ocupação, com a finalidade de subsidiar a tomada de decisões que possam diminuir a exposição dos moradores aos impactos e consequências de acidentes ou desastres associados às estruturas das bacias.

“Diversos pontos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estão diretamente ligados às ações de segurança do rompimento de bacias de mineração. Entendendo que um empreendedor realiza uma série de ações envolvendo o poder público e o privado. Ressalto ainda, que a aproximação com a comunidade é uma estratégia muito importante para a divulgação e dos valores da Imerys, pois garantimos a saúde e bem-estar de uma comunidade vulnerável, reforçando o permanente olhar da prevenção e da segurança de suas habitações dentro deste cenário”, ressalta Ronaldo Teixeira, Coordenador da Defesa Civil, que participou das ações de prevenção.

PAEBM - O Plano de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) é uma exigência regulamentada pela portaria N.º 70389/2017, da Agência Nacional de Mineração (ANM), prevista na Lei Federal Nº 12.334/2010, da Política Nacional de Segurança de Barragens. A medida prepara e capacita a comunidade para entender o contexto em que está inserida e é fundamental para que, em caso de sinistros, a população saiba o que fazer.