SINOBRAS realiza Workshop do Projeto da Nova Aciaria em Marabá

De 28 a 30 de março, a SINOBRAS, empresa do Grupo Aço Cearense, realizou um Workshop do Projeto Nova Aciaria em Marabá. Durante o evento foi apresentado o status atual do desenvolvimento do projeto de engenharia e foram discutidos itens como: macroprocessos, rota de produção, capacidade produtiva, características e qualidade dos produtos, integração com o Projeto Tecnored e as primeiras opções de layout. Na ocasião, estiveram presentes membros da diretoria do Grupo Aço Cearense - Ian Corrêa (Vice-presidente de Operações), Milton Lima (Diretor Industrial), Edgard Corrêa (Diretor de Suprimentos e Logística), Marcos Dalmoro (Gerente da Nova Aciaria), a equipe do projeto e representantes das empresas Hatch, Vale e Tecnored.

Sinobras

Entenda desde o início

Em maio de 2022, a SINOBRAS e a Vale assinaram um termo de compromisso para o desenvolvimento de uma nova aciaria para produção de tarugos de aço em Marabá. Seguindo o cronograma definido, em dezembro de 2022, a empresa Hatch foi selecionada para participar do projeto de engenharia. No dia 9 de janeiro de 2023, foi realizado o kick-off meeting (primeira reunião) marcando o início do projeto de engenharia, que tem previsão de conclusão em 6 meses.

A divisão das responsabilidades

O acordo assinado, entre a Vale e SINOBRAS, prevê as garantias para o desenvolvimento do projeto que vão desde a qualidade e quantidade do gusa a ser fornecido (matéria-prima para aciaria), até o acesso às informações técnicas para o desenvolvimento integrado dos projetos e as garantias financeiras. A SINOBRAS é a responsável pelo desenvolvimento da engenharia, implantação e operação da planta. A previsão para o início da produção da nova aciaria é após o startup da Tecnored, previsto para o 2º semestre de 2025.

Além de gerar novos empregos e renda, a Nova Aciaria irá garantir o suprimento de aço necessário para o novo laminador da SINOBRAS, assim como irá proporcionar condições para o desenvolvimento de um Polo Metal Mecânico em Marabá.