Nova ferramenta vai fortalecer a integração de processos no Sistema FIEPA

O Sistema FIEPA deu mais um passo rumo a integração dos seus processos. Foi lançado nesta segunda (14) o início da implantação do ERP (Enterprise Resource Planning) Dynamics 365 da Microsoft, que é um sistema integrado de gestão que trará maior agilidade aos processos, facilidade de acesso e confiabilidade nas informações, representando assim aumento de produtividade e redução de custos.

O evento de lançamento teve como objetivo sensibilizar os colaboradores que, a partir de agora, darão sua contribuição na implantação do sistema, prevista para finalizar em setembro do próximo ano. O presidente do Sistema FIEPA, José Conrado Santos, destacou que essa é mais uma etapa de um projeto maior, no qual se busca a integração das casas FIEPA, SESI, SENAI e IEL, para que todos trabalhem com um objetivo único e otimizem os recursos. “Essa integração perpassa por estarmos atentos às boas práticas do mercado, a exemplo desse sistema, para entregarmos aos nossos clientes um serviço de excelência”, destacou o presidente.

Dário Lemos, diretor regional do SENAI e superintendente regional do SESI, lembrou que hoje existem cerca de dez sistemas funcionando nas casas, que apesar de terem cumprido sua função, ficaram defasados e não estavam trabalhando com a integração total dos processos. “Buscamos no mercado uma empresa renomada, que pudesse atender nossas expectativas, e trouxesse uma solução pela qual pudéssemos gerenciar nossos processos com mais segurança e facilidade, para tomarmos cada vez mais decisões acertadas”, explicou.

A gerente executiva de TI do Sistema FIEPA, Dilma Viana, disse que um ERP é a espinha dorsal dos negócios automatizados, uma arquitetura de transações que liga todas as funções de uma empresa, desde o processamento de um pedido, controle e gerenciamento de estoque, planejamento de produção e distribuição, e finanças. Segundo ela, entre os avanços a serem alcançados, está a possibilidade de redução do tempo entre um pedido e uma entrega de material ou serviço, aumentando a eficiência da gestão. “Outra diferença é a troca de documentos entre departamentos, que costuma demorar dias, mas com o ERP caem para horas e até minutos”, exemplificou a gerente.