Notícias

O que é o Inova Talentos e o que você ganha com ele?

O que é o Inova Talentos e o que você ganha com ele?

O que é o Inova Talentos e o que você ganha com ele?

 

Idealizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) para ampliar o número de profissionais qualificados em atividades de inovação, o programa Inova Talentos une empresas de diversos setores com universitários e egressos da academia, para transformar pesquisas em negócios, produtos e serviços.

O programa é realizado em parceria com Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), e oferece benefícios tanto para bolsistas, quanto para as empresas, com essa troca de expertise.

Se você não conhece a iniciativa, a seguir a Agência de Notícias da Indústria dá detalhes sobre como funciona o programa, quais são os benefícios e traz o depoimento de quem participa há um tempo. Confira:

O bolsista é pago pela empresa que demanda, mas o valor é repassado pelas instituições de pesquisa.

Encerrada a vigência dos projetos e após aprovação da prestação de contas, tanto o CNPq quanto o IPT, podem devolver o saldo financeiro não utilizado no pagamento das bolsas.

Saiba mais sobre o Programa

Clique aqui e fale com a equipe de atendimento do IEL Pará 

Parceiros dobraram oferta de vagas

A empresa Rhodia Solvay Group pode confirmar a eficiência do Inova Talentos na prática. A instituição atua com materiais avançados e especialidades químicas e é parceira do IEL desde o início do programa em 2013.

Nos últimos três anos, a quantidade de projetos e, consequentemente, de vagas para bolsistas dobrou dentro da empresa. Em 2019, a média era de 10 a 15 e, agora, a empresa já conta com a presença de 30 bolsistas, instalados nas unidades de Paulínia, Itatiba, Santo André e Taboão da Serra, em São Paulo.

“Posso garantir que a sensação e a certeza de estarmos incluindo e integrando profissionais que estão disponíveis no mercado em nossos quadros como bolsistas e, quem sabe como futuros colaboradores, é muito positiva”, conta a gerente de pesquisa e inovação da Rhodia, Cristina Schuch.

Cristina explica que a instituição vê o programa Inova Talentos como um grande apoio no desenvolvimento das pessoas “tanto dos bolsistas que vão integrar os times, quanto os colaboradores e equipes que os integram”.

Além do aumento de bolsistas, a empresa também afirma que, na média, 1 a cada 4 pesquisadores são efetivados depois que o projeto é concluído. Cristina explica que a parceria entre os bolsistas e os colaboradores é um dos benefícios mais importantes.

“A maioria dos benefícios são intangíveis, mas claramente trazem um ambiente melhor de trabalho e um ecossistema de inovação conectado aos programas existentes, além de trazer o desenvolvimento de pessoas e a inclusão de talentos em nossas equipes”, explica. A especialista em inovação coordena o programa Inova Talentos na Rhodia há dois anos e pretende manter e ampliar a parceria de sucesso.

Para mais informações, saber as vagas disponíveis e conhecer outras histórias de sucesso do programa, acesse o site Inova Talentos, do IEL.

 

Por: Giovanna Chmurzynski

Fotos: Arquivo pessoal
Infografia: Juliana Bezerra
Da Agência de Notícias da Indústria

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA