Palestra aborda Cadeia Produtiva de Florestas Nativas

O presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente da FIEPA, Deryck Martins, foi um dos palestrantes do 1º Encontro das Indústrias de Base Florestal do Estado do Acre. O evento foi realizado em 05 de novembro, pela Federação das Indústrias do Acre (FIEAC) e Sindicato das Indústrias Madeireiras do Estado (Sindusmad).

A palestra de Deryck Martins foi sobre a “Cadeia Produtiva de Florestas Nativas”.  Ele lembrou que muitas vezes o ramo madeireiro é associado, indevidamente, com o desmatamento, mas lembrou que é uma das poucas atividades econômicas que necessita da floresta em pé. “Justamente por isso é feita uma extração seletiva, por um ciclo de cortes dentro do que a floresta permite. É um recurso natural renovável e o manejo florestal avançou significativamente nos últimos anos. Precisamos fortalecer os mecanismos de rastreabilidade e tornar isso mais evidente para todos”, destacou.

Deryck Martins citou que o setor enfrenta gargalos em comum no Acre, no Pará e demais estados da Amazônia, sobretudo em relação à morosidade por parte dos órgãos públicos responsáveis para emissão dos documentos que precisam ser apresentados pelas empresas. “Precisamos mudar um pouco o modelo, que hoje é muito homologatório, para um modelo mais declaratório. Permitir que as empresas apresentem [o que é necessário], tenham liberação para trabalhar e sejam monitoradas. As dificuldades referem-se principalmente a custos administrativos e burocracia”, complementou.