Pará e Taiwan assinam memorando de entendimento para fortalecer parceria e comércio internacional

Uma comitiva da República de Taiwan, representada pelo Conselho de Desenvolvimento do Comércio Exterior de Taiwan (Taitra), esteve na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), nesta quinta-feira (29/02) para a assinatura de um Memorando de Entendimento (MOU), que tem como objetivo fortalecer a relação econômica bilateral entre o Pará e o país asiático, com vistas à ampliação de parcerias e geração de novos negócios. A FIEPA foi uma das signatárias do termo, juntamente com a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) e a Associação Comercial do Pará (ACP).

O documento estabelece um conjunto de ações para promover o comércio e a cooperação econômica, entre as quais o intercâmbio de informações comerciais; a disseminação das possibilidades de parcerias disponíveis e a assistência local aos representantes dos dois países. O acordo também prevê que as partes troquem informações sobre feiras e eventos comerciais para a promoção de produtos; definam patrocínio e promoção de missões comerciais e industriais com o intuito de estabelecer joint-ventures; atuem em conjunto na organização de reuniões e seminários para a classe empresarial; e desenvolvam estudos de mercado em setores que apresentem interesse de negócios para os dois países.

Para o presidente da FIEPA, Alex Carvalho, o acordo assinado em conjunto com outras entidades setoriais paraenses demonstra a sinergia existente em torno de um objetivo em comum, que é o desenvolvimento e ampliação da base econômica do Estado. “O acordo assinado hoje tem origem em um trabalho que vem sendo realizado desde muito tempo, a partir de uma relação harmônica e de respeito entre setor público e setor privado, no sentido de abrir as portas para o desenvolvimento econômico sustentável do nosso estado, porque, apesar do respeito e admiração que temos aos principais segmentos econômicos já existentes e que geram aqui uma riqueza inestimável, contribuindo muito para a nossa exportação, entendemos que seja necessário ampliar essas oportunidades e fazer com que os pequenos e médios empreendedores possam também ter um espaço relevante e que outros produtos ganhem mais competitividade no mercado internacional”, afirmou o presidente da FIEPA, Alex Carvalho.

De acordo com Sandra Shih, diretora do Conselho de Desenvolvimento do Comércio Externo de Taiwan, o Brasil é o maior parceiro comercial na Americana Latina, sendo o Pará um dos estados com maior potencial para novos negócios. “Em 2017 já havíamos estabelecido um acordo inicial entre a Taitra, a Codec e a FIEPA e cheguei a vir aqui para Belém fazer um seminário onde falamos sobre parcerias e oportunidade de negócios. Agora, em 2024, estamos renovando esse acordo, adicionando outras entidades e fortalecendo ainda mais nossas operações. Estamos ansiosos para trabalhar juntos com esses novos parceiros na organização de missões para Taiwan e na participação de feiras e muitos outros eventos para transformar esse memorando em ações concretos e resultados positivos”.

Balança comercial – Em 2023 as exportações do Pará para Taiwan tiveram um crescimento de mais de 175%, com um valor exportado de quase US$ 205 milhões. No ranking nacional, o Pará é o segundo que mais exporta para o país asiático, sendo os principais produtos os minérios de cobre e seus concentrados, ferro-níquel e milho em grãos, segundo o Centro Internacional de Negócios (CIN/FIEPA), com base nos dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). No mesmo período, o Pará importou US$ 369.692 mil de Taiwan, sendo o 18º no ranking de importação no Brasil, com destaque para máquinas e ferramentas para desbastar, juntas, gaxetas e semelhantes.