Reunião discute situação de empresas instaladas em área de litígio entre Mato Grosso e Pará

Com o objetivo de buscar soluções para o impasse que envolve os empreendimentos agrários, comerciais e industriais, instalados nos municípios localizados nas áreas limítrofes (outrora discutidas) entre os Estados do Mato Grosso e do Pará, o vice-presidente executivo do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (Sistema FIEPA), José Maria Mendonça, participou nesta sexta-feira (16/12) de um encontro on-line promovido pela Federação das Indústrias do Mato Grosso (FIEMT). Também tomaram parte da reunião os vice-presidentes da FIEPA, Clóvis Carneiro e Alex Carvalho; o empresário Odilardo Ramos de Araújo Junior; a Federação da Agricultura do Estado de Mato Grosso (Famato), a Federação das Agricultura do Estado do Pará (Faepa); e alguns prefeitos da região.

Desde 2020, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) estipulou que a área fronteiriça equivalente a cerca de 2 milhões de hectares pertencia ao Estado do Pará, as entidades representativas do setor produtivo têm se mobilizado para legalizar a situação das quase 400 propriedades que se encontram no território paraense, porém com documentação fundiária, sanitária e fiscal ainda registradas no Mato Grosso.

De acordo com o vice-presidente da FIEPA, José Maria Mendonça, o intuito no momento é buscar interlocução com o poder público e resolver a situação para que as empresas possam continuar produzindo e gerando riqueza para o país. “O que decidimos a partir da reunião de hoje é que nós, FIEPA e FAEPA, vamos solicitar uma conversa com o governo do Estado do Pará, buscando estabelecer medidas legais para que essas empresas que estão instaladas no Pará com registro do Mato Grosso, não sejam prejudicadas. Vamos também continuar com essa articulação conjunta com a Federação das Indústrias do Mato Grosso e todos os entes federativos para garantir que os empreendimentos pioneiros, que estão lá naquela área já há muito tempo, tenham o direito preservado de continuar trabalhando e gerando desenvolvimento na Amazônia”, conclui Mendonça.