Setor produtivo paraense participa de lançamento do B20 Brasil

FIEPA estará presente no evento que marca o primeiro ato oficial do mais influente fórum empresarial do G20

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) representará o setor industrial paraense durante o lançamento do B20 Brasil, braço empresarial do G20, grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo. Pela primeira vez sob o comando da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o B20 (Business 20) é o fórum de diálogo mundial que mobiliza quase mil representantes do setor privado dos países membros com a missão de construir e propor recomendações relevantes que influenciem o G20 na agenda de interesse do setor produtivo.

No lançamento, que será na próxima segunda-feira (29/01) na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), estarão presentes o presidente da FIEPA, Alex Carvalho, além de autoridades de governo como o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Geraldo Alckmin; o cientista político e presidente da Eurasia, Ian Bremmer; o presidente do Fórum Econômico Mundial, Børge Brende; e CEOs de empresas brasileiras e estrangeiras.

No final de 2023, o governo brasileiro assumiu a presidência rotativa do G20, principal fórum para cooperação econômica internacional e que reúne as maiores economias do mundo. Assim como no G20, a presidência do B20 é rotativa, e a CNI, que representa o setor privado brasileiro no fórum desde 2010, ocupará a função até dezembro de 2024 – quando passará a cadeira para a África do Sul. Desde que o fórum empresarial foi criado, esta é a primeira vez que o Brasil assume a coordenação.

Para o presidente a FIEPA, Alex Carvalho, a participação do Brasil no G20 e a coordenação da CNI à frente do B20, sinalizam a relevância que o país vem ganhando na deliberação de temas importantes para o mundo e para o Brasil, principalmente neste momento em que o país se volta para a retomada da indústria. “Como representes do setor industrial paraense, precisamos participar das discussões e fazer proposições para que o nosso Estado e a Amazônia sejam beneficiados por esses avanços e possa participar da transição para uma neoindustrialização que tem o foco na bioeconomia, na transição energética, e em uma atividade industrial mais inclusiva, inovadora e sustentável”, avalia Carvalho.

Reuniões do B20 em 2024

O evento na Firjan - Opening Event - é o primeiro da agenda dos grupos de engajamento do G20 Brasil e vai reunir cerca de 700 participantes brasileiros e dos demais países membros do grupo, de diversos segmentos da indústria. Durante o evento, serão apresentadas as prioridades do G20 e do B20. Também serão discutidas estratégias do B20 para promover o desenvolvimento social e econômico inclusivo e voltadas à inovação e produtividade.

Após o Opening Event, os trabalhos do B20 Brasil acontecem virtualmente em cada uma das sete forças-tarefas e do conselho de ação. Liderados por grandes executivos brasileiros, os grupos são formados por empresários do Brasil e estrangeiros que vão se dedicar aos debates e propostas dentro dos seguintes temas: Comércio e Investimento, Finanças e Infraestrutura, Emprego e Educação, Transição Energética e Clima, Transformação Digital, Integridade e Compliance, Sistemas Alimentares Sustentáveis e Agricultura, além do Conselho de ação Mulheres, Diversidade e Inclusão em Negócios.

Com informações da Agência de Notícias da Indústria (CNI)