Sindicatos filiados à FIEPA escolhem novamente Alex Carvalho como presidente da entidade

A FIEPA realizou nesta sexta-feira (16) novas eleições para a Diretoria, Conselho Fiscal e Delegados Representantes Junto à CNI, para o quadriênio 2023-2027. A chapa intitulada “José Maria Mendonça”, encabeçada pelo engenheiro e empresário Alex Dias Carvalho, venceu o pleito com 23 votos - um a mais que na eleição anterior, que foi suspensa por determinação judicial - contra nenhum voto para a chapa intitulada “Renovar”, encabeçada pela empresária Rita Arêas. A eleição foi realizada das 8 às 16 horas, na sede da FIEPA, com direito a voto os delegados representantes dos 29 sindicatos filiados à Federação. Foram registradas as presenças de 23 sindicatos e a ausência de seis.

O resultado comprova o desejo da maioria dos filiados, já demonstrado na primeira eleição ocorrida em agosto, quando Alex venceu com 22 votos. Desde a abertura do processo eleitoral em abril deste ano, a chapa “Renovar”, em uma tentativa de tumultuar o processo por contar com o apoio de uma minoria, já entrou com 12 ações na justiça, entre processos para cancelar as eleições ou mesmo desqualificar sindicatos que apoiam a chapa “José Maria Mendonça”.

Na véspera da eleição do dia 16 e no dia do pleito, a justiça negou dois pedidos de suspensão, justificando na sentença o respeito ao estatuto da FIEPA, que rege o processo eleitoral, e a liberdade sindical. Como forma de resolver uma das ações ajuizadas pela chapa “Renovar”, o Conselho de Representantes garantiu o direito de inscrição da chapa, mesmo estando com os nomes incompletos, o que era o intuito dos componentes da chapa. No entanto, mesmo sendo garantida essa participação da chapa na eleição, conforme reivindicado na ação, nenhum dos seus membros compareceu na votação desta sexta-feira (16).

A FIEPA vem cumprindo seu regimento interno e atendendo a todas as decisões judiciais, fruto das ações impetradas pela chapa “Renovar”. A realização da eleição no dia 16 de dezembro apenas conclui o procedimento aprovado em reuniões da Diretoria e do Conselho de Representantes, ambas realizadas em maio, com a presença membros e advogados da chapa “Renovar”, nas quais foram validados o artigo 73 do Estatuto da entidade, que regula todo processo eleitoral, e a data do dia 10 de agosto para a realização do pleito.