SISTEMA FIEPA ASSINA CONTRATO DE MERCADO LIVRE DE ENERGIA

A partir do segundo semestre deste ano, as 24 unidades do SESI Pará e do SENAI Pará irão migrar para o Mercado Livre de Energia, ambiente em que o consumidor pode escolher e negociar suas condições de contratação diretamente com o fornecedor de energia. No novo modelo, a Norte Energia será a responsável por fornecer a energia consumida. A assinatura do contrato foi realizada na manhã dessa terça-feira (30/01), na FIEPA.

Com a mudança de serviço, torna-se possível o monitoramento do consumo em tempo real, o que permite uma gestão mais eficiente da energia, identificando oportunidades para redução de custos. A expectativa é que o movimento gere uma economia de 35% na conta de luz para o Sistema FIEPA, em relação ao que é gasto hoje no Mercado Cativo (quando o contrato do serviço de energia elétrica é feito diretamente com a concessionária de distribuição local).

Ao incentivar a diversificação da matriz energética, a promoção de fontes renováveis e a redução do consumo de energia, o Mercado Livre também é visto como uma ferramenta de incentivo e promoção da sustentabilidade. “A migração para o Mercado Livre de Energia faz parte dos esforços do Sistema FIEPA em avançar na implementação de práticas de uma gestão mais sustentável. A partir dessa nova modalidade de contratação de energia, buscamos reduzir os custos das nossas operações o que propiciará a expansão e melhoria dos serviços que o SESI e o SENAI prestam aos trabalhadores e às indústrias do nosso Estado”, destaca o presidente do Sistema FIEPA, Alex Carvalho.

O presidente reforça ainda que além da melhoria na gestão da energia nas unidades, pesou ainda na decisão do Sistema FIEPA a confiança no trabalho que a Norte Energia, empresa Concessionária da Hidrelétrica Belo Monte, vem realizando na região do Xingu. “Temos acompanhado de perto a gestão ESG (Ambiental, Social e de Governança) que a Norte Energia promove na sua área de atuação. É uma energia limpa, de fonte renovável, produzida por uma empresa que ajuda a promover o desenvolvimento local e nacional e que realiza um trabalho socioambiental importante para a região”, afirma Carvalho.

O diretor regional do SENAI/PA e Superintendente Regional do SESI/PA, Dário Lemos, reforça a importância da migração. “Já vínhamos há algum tempo buscando melhorias na gestão do nosso consumo de energia e a proposta da Norte Energia, aliada a novos investimentos em eficiência energética, atende as nossas expectativas. Com a redução que projetamos no custo da energia, poderemos investir em novas tecnologias e soluções mais eficientes e sustentáveis”, diz.

A migração para o modelo de energia mais sustentável já é uma tendência. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cerca de 14,6 mil empresas brasileiras vão migrar para o Mercado Livre de Energia entre 2024 e 2025. As principais motivações são a busca de preços mais baixos, energia renovável e condições de fornecimento mais aderentes às próprias necessidades.

Para o presidente da Norte Energia, Paulo Roberto Ribeiro Pinto, a parceria com a FIEPA ratifica esse cenário de transformação no fornecimento de energia. “O setor elétrico vem em um processo de liberação do Mercado Livre para os grandes consumidores, com vantagens importantes. A parceria com a FIEPA confirma o avanço desse modelo, que traz um benefício enorme não só de redução de custo, mas de qualidade no atendimento também”, conclui.