Notícias

Sistema FIEPA promove diversas ações no Mês da Indústria

Sistema FIEPA promove diversas ações no Mês da Indústria

Sistema FIEPA promove diversas ações no Mês da Indústria

 

Com um PIB de R$ 55,5 bilhões, o setor industrial do Pará emprega cerca de 180 mil trabalhadores, sendo o décimo primeiro maior PIB do Brasil, conforme mostra a plataforma interativa Perfil da Indústria, mantida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Para homenagear um dos setores que mais impulsionam a economia e contribuem para o desenvolvimento do País, foi instituído o dia 25 de Maio como o Dia da Indústria.

Este ano, para marcar a data, o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (Sistema FIEPA), composto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Pará), Serviço Social da Indústria (SESI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL), além do Centro Internacional de Negócios e REDES/FIEPA, promove a campanha Mês da Indústria, realizando durante todo o mês uma série de ações voltadas para o trabalhador da indústria e para o fortalecimento das empresas que atuam no Estado.

Como parte da programação, na segunda-feira (23), às 15h, o SENAI Pará fará uma coletiva de imprensa para divulgar os dados do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, estudo realizado pelo Observatório Nacional da Indústria para identificar demandas futuras por mão de obra e orientar a formação profissional de base industrial no país e no Estado do Pará. De acordo com a pesquisa, para suprir a demanda do mercado, até 2025, o estado do Pará precisará qualificar 162,6 mil pessoas em ocupações industriais, sendo 36,9 mil em formação inicial – para repor inativos e preencher novas vagas – e 125,7 mil em formação continuada, para trabalhadores que devem se atualizar.

No dia 24/05, às 15 horas, o Centro Internacional de Negócios (CIN/FIEPA) realizará a Go Live “Rodadas e Feiras Internacionais: Oportunidades de geração de negócios no exterior”, uma edição especial que vai tratar sobre a retomada dos eventos internacionais no formato presencial. As rodadas internacionais são consideradas importantes oportunidades para as empresas fazerem negócios e contatos com potenciais compradores internacionais qualificados e confiáveis. A live será transmitida pelas redes sociais do Sistema FIEPA.

De 24 de maio a 02 de junho, o SENAI Pará também promoverá I Grand Prix SENAI de Inovação das Mesorregiões, nas unidades do SENAI Bragança, Santarém e Getúlio Vargas, em Belém. Na competição, equipes multidisciplinares de vários municípios paraenses, denominadas escuderias, participam de uma corrida de inovação aberta na qual os times criam, desenvolvem e prototipam soluções inovadoras para desafios reais da indústria e da sociedade. As campeãs dessa última seletiva disputarão a etapa estadual, prevista para acontecer na Feira da Indústria, em outubro deste ano, em Belém.

Para comemorar o Dia da Indústria, no dia 25/05, a FIEPA realizará a palestra “Gestão Estratégica ESG e o Impacto na gestão dos Negócios”, que vai tratar sobre ESG (do inglês Environmental, Social and Corporate Governance), destacando a importância de as indústrias pautarem sua atuação de acordo com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança. A palestra será proferida por Roberto Roche, especialista em gestão de ESG, Princípios do Equador, Princípios do Investimento Responsável (PRI) e padrões da Corporação Financeira Internacional (IFC) para investimentos em infraestrutura. O evento será às 18 horas, no Auditório Albano Franco, da FIEPA, com transmissão pelo Youtube da Federação. Em seguida, será realizada a abertura da exposição 20 anos da REDES e lançamento de livro comemorativo ao aniversário dessa iniciativa da FIEPA.

No dia seguinte, 26/05, às 15 horas, a FIEPA realizará mais uma edição do Supply Tank, rodada de negócios promovida pela REDES/FIEPA com o objetivo de incentivar compras locais para garantir a sustentabilidade econômica das empresas paraenses. Ainda no dia 26, às 17 horas, no Auditório Albano Franco/FIEPA, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) fará a certificação das pequenas e médias empresas participantes do seu Programa de Certificação de Empresas (Procem). Ao todo serão certificadas nove empresas que, no decorrer do processo, receberam acompanhamento completo com diagnóstico, consultorias, capacitações e auditorias, direcionados à melhoria do gerenciamento interno e aumento da competitividade.

No dia 28/05, o SESI promoverá o seu tradicional Baile de Debutantes, ação de lazer social direcionada para beneficiar as famílias dos trabalhadores da indústria. O evento iniciará às 19h, no salão de eventos SESI Ananindeua, e reunirá 50 jovens, filhas ou dependentes de trabalhadores da indústria para a comemoração dos 15 anos.

Encerrando a programação, o Sistema FIEPA realiza de 31 de maio a 02 de junho, em parceria com o Hemopa, a Campanha de Doação de Sangue. A mobilização é para colaboradores, alunos e comunidade em geral e será feita no SENAI Getúlio Vargas, no SESI Indústria Saudável e SENAI Centro de Desenvolvimento da Amazônia (CEDAM). A ação de solidariedade termina dia 02 de junho, na sede do Sistema FIEPA. O horário das doações é das 8 às 16 horas.

Ações já realizadas: Abrindo as comemorações do Mês da Indústria, o SESI realizou em Belém, no dia 01/05, Dia do Trabalhador, a Corrida e Caminhada do SESI. Após dois anos suspenso em função da pandemia, o evento marcou as comemorações pelos 30 anos da Corrida na capital do Estado, e reuniu mais de 4 mil participantes em um percurso de 10 km que premiou 35 categorias. Esporte e lazer também marcaram o Dia do Trabalhador nas unidades do SESI em Ananindeua, Altamira, Barcarena, Castanhal, Marabá, Santarém e Paragominas.

Outra iniciativa já realizada pelo Sistema FIEPA em comemoração ao Mês da Indústria foi o lançamento da plataforma de Business Intelligence (BI) Monitora Comex, elaborada pelo CIN/FIEPA, com dados dos principais produtos exportados pelo Estado. A ferramenta foi lançada no dia 12/05, em uma live que reuniu sindicatos, empresas associadas ao Sistema Indústria e parceiros.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA