Sistema FIEPA realiza ação social em comunidades afetadas pela seca em Santarém

Nos últimos meses, Santarém, no oeste do Pará, vem sofrendo com a mais severa estiagem da região do Tapajós desde 2010, segundo dados da Defesa Civil do município. Com a seca excessiva, as comunidades ribeirinhas passaram a enfrentar vários transtornos, como a escassez da pesca e a falta de serviços básicos, como água potável, por exemplo.

Visando juntar forças para amenizar a falta de recursos vivida pela população, o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio do SESI e do SENAI, distribuiu cestas básicas para 600 famílias de 09 comunidades da região do Tapará, uma das mais afetadas pela seca. A ação ocorreu no último final de semana, nos dias 16 e 17 de dezembro.

Responsável pelo levantamento das comunidades mais necessitadas, Rionaldo Pereira, presidente do Conselho Regional de Pesca da Região do Tapará, diz que a ação social é um alento para as famílias beneficiadas. "Essa iniciativa veio em uma boa hora e estamos muito felizes de saber que instituições tão importantes como essas estão atentas às nossas necessidades. São centenas de famílias que hoje estão se alegrando porque terão alimento em suas mesas", comenta.

Alex Carvalho, presidente do Sistema FIEPA, também destaca o papel das instituições na retomada da normalidade na região. "A ação desenvolvida na cidade de Santarém, um dos principais polos econômicos do Estado, vai ao encontro de um dos principais objetivos do SESI e do SENAI, que é o de promover o bem-estar social dos trabalhadores da indústria e das comunidades onde estamos inseridos. Em meio a essa situação preocupante, achamos importante contribuir de alguma forma para amenizar um pouco as dificuldades dos moradores, levando esperança para as pessoas da região”, afirmou Carvalho.

Para o diretor do SENAI e superintendente do SESI, Dário Lemos, a ação representa um esforço coletivo do Sistema Indústria do Pará para reduzir os impactos da seca na região. “Para nós, é sempre muito gratificante promover esse tipo de ação e contribuir para que as comunidades tenham os recursos necessários para viver com dignidade. Nestes dois dias, as equipes do SESI e do SENAI não mediram esforços para que as cestas básicas chegassem a todos aqueles que precisam de apoio. Esse trabalho coletivo dos funcionários que moram no município e amam a região, com certeza é feito com muito carinho e entrega”, concluiu Lemos.