Suíça quer estreitar relacionamento comercial com indústrias do Pará

Com o objetivo de conhecer as potencialidades do Estado nos setores de energia, mineração, infraestrutura e tecnologia, para identificar oportunidades de negócios no Pará, uma comitiva liderada pelo cônsul-geral da Suíça no Brasil, Bernhard Furger, esteve nesta terça-feira, 07/11, no auditório Albano Franco da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), onde reuniu com entidades do setor produtivo. A comitiva foi recebida pelo vice-presidente executivo da Federação Clóvis Carneiro; pelo presidente do Conselho Temático de Infraestrutura da FIEPA, José Maria Mendonça; e pela coordenadora do Centro Internacional de Negócios (CIN/FIEPA), Cassandra Lobato.

O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), e contou com a participação do titular do órgão, o secretário Paulo Bengtson; e do presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (CODEC), Lutfala Bitar, que apresentaram os principais projetos de infraestrutura e fomento a negócios implementados na região. Na ocasião, a Redes/FIEPA também apresentou os investimentos previstos até 2027 para diversos municípios do Estado nas áreas de mineração, óleo, gás, energia e logística.

“Nós, aqui da Federação das Indústrias, por meio do nosso Centro Internacional de Negócios, procuramos viabilizar e facilitar o contato com as delegações estrangeiras que mostram interesses em fazer negócios com o Pará. Então, os nossos visitantes de hoje são muito bem-vindos e naquilo que esta federação puder ajudar, tenham aqui uma referência, um ponto de negócio, para facilitar o que for necessário para que possamos fomentar e promover novos negócios na nossa região”, afirmou o vice-presidente executivo da FIEPA, Clóvis Carneiro.

Para cônsul-geral da Suíça no Brasil, Bernhard Furger, a expectativa é fortalecer a relação comercial com o Estado. “É importante para nós, podermos desenvolver mais contato comercial e econômico com o Estado e a ideia desse encontro é que saiam ótimas oportunidades e relações frutíferas para ambos as partes”, explicou o cônsul da Suíça.

Durante o encontro, Hans Aebi, CEO da Swiss Business Hub Brazil, agência oficial da Suíça para a promoção das exportações e atração de investimentos, proferiu uma palestra na qual afirmou que o principal objetivo do país europeu é encontrar sinergia com parceiros comerciais brasileiros. “Estamos juntos com empresários e investidores suíços para mostrar as oportunidades de investimento e de negócio que existem no Brasil. Então, nos conectamos a empresas da indústria local, realizamos atividades e oferecemos serviços para desmistificar o caminho que um investidor suíço deve fazer para entrar no mercado brasileiro e realizar seu investimento”, explicou.

Segundo ele, o Brasil é um parceiro comercial confiável e com importantes recursos. “O Brasil é um país importante para o mundo, por seus recursos, tanto em proteínas importantes para a segurança alimentar, quanto pelos metais, e pela energia em meio à crise energética que passamos na Europa”, detalhou Aebi.

Em contrapartida, afirmou o CEO, os recursos em inovação tecnológica oferecidos pela Suíça podem contribuir para aumentar a competitividade da indústria brasileira. “Nós ouvimos que há a preocupação de uma certa desindustrialização no Brasil e isso ocorre em várias partes do mundo. Então, nós identificamos muitas oportunidades para as tecnologias suíças nos setores do agronegócio, energias limpas, infraestruturação de máquinas e achamos que se o desejo por sustentabilidade gera inovação, essas inovações da Suíça podem ajudar o Brasil a se tornar mais produtivo, sustentável e competitivo no mercado global”.