top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Artigo - Belém, o sonho de uma cidade que se reencontrou com o seu passado


Alex Carvalho – presidente da FIEPA


Da calçada de uma das avenidas mais charmosas do centro da capital paraense, a Brás de Aguiar, avisto um ícone da arquitetura que traduz muito bem o que Belém representa pra mim – adiante explico melhor o porquê. Presto atenção aos vitrais, às paredes altas e claras, e acesso a escadaria. Sob meus pés, um piso de madeira de lei, agora brilhante, uma obra de arte. Em cada canto, vejo a história de um período de muito crescimento na Amazônia, a Belle Époque. Sinto o cheiro da vida que agora habita novamente o espaço, e me sinto leve – sensação de dever cumprido. Estou na Casa SESI Indústria Criativa, restaurada e entregue, em novembro do ano passado. Mas meu olhar e emoção não são, especificamente, do Alex presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA). São do menino que nasceu, cresceu e assumiu um compromisso muito sério com esta cidade.

 

Resultado da parceria entre o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (Sistema FIEPA), por meio do Serviço Social da Indústria (SESI), com apoio do Conselho Nacional do SESI e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), representa muito mais que uma obra entregue para acomodação de projetos da indústria, e de fazedores de arte e cultura.  É uma resposta à função social que todos temos com o local onde estamos inseridos. Afinal, cuidar do patrimônio é um dever coletivo.

 

Por que o casarão traduz o significado de Belém pra mim? Por que precisou apenas de atenção, comprometimento, carinho e profissionalismo, para cumprir novamente o seu papel, e brilhar. Como nossa Belém que completa 410 anos: município estratégico para o desenvolvimento nacional, que carrega uma história marcada pela resistência, adaptação e inovação diante de desafios naturais, sociais e econômicos. E só precisa de atenção para despontar -  como aconteceu durante a COP 30.

 

De nada nos adianta uma cidade linda (como os casarões dos tempos áureos da borracha), sem cuidado e planejamento para mantê-la preservada, e também viva para o desenvolvimento. O futuro de Belém passa, necessariamente, por antecipação de soluções, integração de esforços, investimento em infraestrutura resiliente, e preparação para novos ciclos econômicos. O crescimento urbano precisa caminhar lado a lado com saneamento, mobilidade eficiente, habitação digna, energia limpa e conectividade.

 

Como presidente da FIEPA e diretor regional do SESI, sigo na missão de agregar mentes e corações que compactuam com o mesmo amor e comprometimento em relação à nossa aniversariante. Não só com a reforma de espaços importantes e, paradoxalmente, abandonados. Também com a valorização do empreendedorismo incrementando renda, arrecadação advinda de atividades econômicas sólidas e inovadoras.

 

Desde sua fundação, a cidade foi construída a partir da relação entre o homem, os rios e a floresta. Entre erros e acertos, encantos e desencantos ao longo dessa história, que sigamos empenhados na busca de harmonia dessa relação, dando uma atenção equilibrada aos elos desta tríade. Que nossa gente tenha vez e voz. Tenha oportunidade. Que possamos ser referência de beleza sim, mas uma beleza dinâmica, que interesse aos mais exigentes mercados. Que fixe talentos e atraia novos. Esse é o presente que indico como apropriado para nossa Belém.

 

Nossa capital é história, é engenharia viva, é indústria em movimento. Que este aniversário seja mais um marco na construção de uma cidade moderna, competitiva e sustentável, à altura de sua importância para o Pará, para a Amazônia e para o Brasil.

Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page