top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Casa SESI Indústria Criativa: um novo capítulo para a cultura e a inovação na Amazônia

Atualizado: há 2 dias

ree

A cidade de Belém testemunhou o renascimento de um dos mais importantes casarões da Belle Époque na avenida Brás de Aguiar, agora transformado em um espaço vibrante de cultura, inovação e criatividade. Após um minucioso processo de restauro, que revelou nove camadas de tinta, vitrais originais e pisos de madeira de lei, a Casa SESI Indústria Criativa abriu suas portas em um soft opening para a imprensa e convidados nesta segunda-feira, 3 de novembro. 


Como um dos espaços integrantes do Brazilian Industry Hub, ponto de convergência da indústria nacional durante a COP30, o projeto é resultado da parceria entre o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (Sistema FIEPA), por meio do Serviço Social da Indústria (SESI), com apoio do Conselho Nacional do SESI e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).  


Para o presidente do Sistema FIEPA e diretor regional do SESI Pará, Alex Carvalho, a Casa SESI Indústria Criativa é um presente para Belém que reunirá importantes debates e iniciativas da indústria no Estado. “Hoje realizamos este soft opening com colaboradores do Sistema FIEPA e convidados, e faremos a inauguração oficial no dia 9 de novembro, durante a COP30, com uma programação intensa de debates, exposições e encontros. Eventos do Brazilian Industry Hub também serão promovidos aqui, tornando a Casa um espaço de diálogo promovido pela CNI e pela FIEPA, reunindo lideranças nacionais e internacionais da indústria para discutir temas como clima, sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico. Será um grande momento para mostrar que a indústria brasileira e amazônica está conectada à bioeconomia, à inovação e aos desafios do futuro”, destacou. 


ree


Em sua estreia, a Casa apresenta ao público quatro exposições simultâneas: a exposição “Casa SESI”, que mostra a história do imóvel;  a mostra imersiva “Im-PARÁ-veis”, que tem a direção da artista visual paraense Roberta Carvalho; o projeto “Joias da Amazônia”, com biojoias produzidas por artesãs locais a partir de materiais da biodiversidade, idealizado pelo Instituto Elabora Social com patrocínio da Hydro e apoio institucional do Sistema FIEPA, Jornada COP+, Ebata e Aimex; e a mostra “Upcycling SENAI”, realizada por meio da parceria com a Receita Federal e o SENAI Pará, dedicada à economia circular e à redução de desperdícios. 


“Esse projeto vem sendo estruturado há algum tempo. Voltou seu olhar para a COP, mas não se limita a ela. Representa a presença permanente do SESI na cultura e na economia criativa do Pará. Nosso compromisso é garantir a continuidade dessa iniciativa, mantendo o casarão preservado e vivo. Restaurar este espaço foi também valorizar a história de Belém, porque não há futuro sem o olhar para o passado. Essa casa mostra quem fomos e aponta o caminho para o que queremos ser”, afirmou o superintendente do SESI Pará, Dário Lemos. 


ree


A inauguração da Casa marca também um novo momento para o SESI e a FIEPA, que passam a investir de forma ainda mais expressiva na valorização da cultura e da inovação como forças transformadoras. Para a gerente executiva de Cultura do SESI, Ana Cláudia Moraes, o espaço representa um movimento de reconexão com a cidade e com a criatividade. “Essa reforma foi conduzida com o olhar de que restaurar é também criar. Esse casarão histórico, antes silencioso, agora renasce como um espaço vivo de ideias, conexões e oportunidades. O projeto une inovação, coletividade e o trabalho da própria indústria paraense em um ambiente que será referência para a economia criativa do Estado, abrigando oficinas, exposições, cursos e debates sobre arte, tecnologia, robótica, design e sustentabilidade. Aberta a artistas, empreendedores e instituições, a Casa tem a missão de fomentar novos projetos e dialogar sobre o futuro da indústria criativa na Amazônia, valorizando o patrimônio histórico e cultural de Belém e conectando passado e futuro sob o mesmo teto”, explicou. 


A Casa SESI Indústria Criativa abrirá ao público a partir do dia 05 de novembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 18h.

Notícias Relacionadas

Projeto Joias da Amazônia avança com entrega de biojoias produzidas por artesãs

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page