top of page
Rectangle 39477.png
 SENAI
SESI
IEL

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

CNI E FEDERAÇÕES LANÇAM SISTEMA QUE FACILITA ACESSO A BENEFÍCIOS TARIFÁRIOS A EXPORTADORES BRASILEIROS




 

Em meio à crise desencadeada pela pandemia de Covid-19, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou no dia 18 de maio, uma nova plataforma para a emissão do Certificado de Origem Digital (COD) para exportadores brasileiros. Com identidade visual mais moderna, numa plataforma mais ágil e intuitiva, o sistema permite que o empresário emita de forma simplificada o documento que garante ao produto brasileiro benefícios tarifários em 23 países.

 

No primeiro quadrimestre deste ano, a emissão de COD pela CNI e Federações de Indústrias mais que dobrou na comparação com o mesmo período de 2019. O salto registrado foi de 116%. Para a confederação, facilitar esse processo é fundamental neste momento de crise, uma vez que o comércio exterior costuma ser o primeiro a instrumento a ajudar um país a sair da recessão.

 

“Fazer uso dos benefícios alfandegários garantidos nos acordos do Brasil com diversos países é fundamental para aumentar a competitividade dos produtos nacionais no mercado global. Daí a importância de o empresário ter a sua disposição um sistema moderno e ágil para emitir os Certificados de Origem Digital”, comentou o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi. 

Além do benefício econômico, no contexto da pandemia de Sars-CoV-2, o COD reduz a circulação de papeis e pessoas que podem se tornar vetores da doença. 

A emissão do COD é feita pela Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), coordenada pela CNI. Presente nas federações de indústrias dos estados e do Distrito Federal, ela promove a internacionalização das empresas brasileiras por meio da oferta de um conjunto de serviços customizados a suas necessidades. Em casos específicos, a depender do acordo comercial entre os países, o COD pode garantir a isenção completa das tarifas alfandegárias. 

 

Para Cassandra Lobato, coordenadora do Centro Internacional de Negócios da FIEPA (CIN Pará), o novo COD traz uma representatividade para a indústria. "Quanto mais ferramentas o Sistema Indústria proporcionar para as empresas no sentido de agilizar o processo de despacho aduaneiro e de exportação, mais ela contribui para tornar as indústrias, inclusive as do Pará, mais competitivas no mercado internacional ", comemora Cassandra Lobato. 



Comments


Commenting has been turned off.

Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page