top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Com o selo da Jornada COP+, workshop discute sustentabilidade na siderurgia

Atualizado: 16 de out.

Foto: Arthur Corrêa/ GECOM FIEPA
Foto: Arthur Corrêa/ GECOM FIEPA

Você já parou para pensar em algum processo produtivo que não envolva o aço? A provocação foi feita por Ian Corrêa, vice-presidente de Operações da SINOBRAS, durante o Workshop SINOBRAS- Descarbonização na Indústria do Aço, realizado em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e com o selo da Jornada COP+. O encontro debateu os desafios, oportunidades e soluções para a redução das emissões de carbono na siderurgia.


Reunindo lideranças empresariais, representantes de órgãos públicos e especialistas em inovação e sustentabilidade, o evento destacou o papel do Brasil na transição para uma indústria mais verde e competitiva no cenário internacional. A abertura contou com a presença de Ian Corrêa, vice-presidente de Operações do Grupo Aço Cearense, holding da Sinobras; Rodolpho Zahluth Bastos, secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará; e Adriano Lucheta, diretor do Instituto SENAI de Inovação em Tecnologias Minerais (ISI-TM) e líder do Comitê de Transformação Digital e Inovação da Jornada COP+.


Em palestra sobre os desafios e perspectivas da descarbonização na indústria do aço, Ian Corrêa ressaltou o papel estratégico do Brasil no setor siderúrgico e o potencial de crescimento do país em uma agenda alinhada às metas globais de neutralidade de carbono. “Nosso compromisso é desenvolver a nossa região e o nosso país. Ficamos muito felizes de estar aqui para tratar desse tema novo que começa a ganhar força: a descarbonização da indústria do aço”, pontuou. Trazendo exemplos e dados, o evento também evidenciou como o aço está presente em diferentes soluções sustentáveis e inovadoras.


Adriano Lucheta reforçou que a agenda de descarbonização não se limita ao aço, mas se estende a cadeias como alumínio e cimento, essenciais para que o Brasil cumpra suas metas climáticas até 2050. “Além dos benefícios ambientais, há também vantagens econômicas. Uma indústria mais verde torna-se mais competitiva. Com o ajuste de carbono fronteiriço que começará a vigorar na União Europeia, teremos um incentivo adicional para tornar o nosso aço mais sustentável e com maior valor agregado”, afirmou o diretor do Instituto Senai de Inovação.


O workshop mostrou que o caminho para uma siderurgia mais sustentável passa pelo fortalecimento da inovação, pelo uso de recursos renováveis e pela colaboração entre diferentes setores da sociedade. Rodolpho Zahluth Bastos ressaltou a importância dessa construção coletiva. “As soluções para a crise climática não são apenas responsabilidade do Estado. É uma construção coletiva, em que as empresas desempenham papel fundamental. O debate sobre a cadeia do aço precisa considerar, por exemplo, alternativas para a mitigação da geração de energia no processo produtivo, sempre de forma dialogada e integrada”, destacou o secretário.


Selo - A Jornada COP+ é um movimento pela transição brasileira realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Instituto Amazônia+21. Correalizado pela Hydro, tem patrocínio super master da Vale e da Albras, e premium, da Guamá Tratamento de Resíduos, da SINOBRAS e da Bayer. A iniciativa foi idealizada pela Temple Comunicação, e tem o apoio da Ação Pró-Amazônia, Consórcio Interestadual Amazônia Legal, Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), SESI e SENAI.



Por Nicole Oliveira, sob supervisão de Mayra Leal.

Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page