top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Conselho de Meio Ambiente da FIEPA debate licenciamento ambiental e cenário pós-COP30

Representantes das indústrias, sindicatos e poder público participaram, nesta quarta-feira (21), da primeira reunião ordinária do COEMAS/ FIEPA (Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Federação das Indústrias do Estado do Pará). O encontro, na sede da Federação, em Belém, foi conduzido pelo presidente do COEMAS, Deryck Martins, e marcou o início da série de discussões de temas estratégicos relacionados à agenda ambiental e ao desenvolvimento sustentável.

A Secretária Municipal de Meio Ambiente de Belém (SEMMA), Juliana Nobre, falou sobre o papel estratégico do conselho na construção de soluções sustentáveis para a cidade. Ela citou projetos da prefeitura para estruturar melhor a capital, como o combate aos alagamentos, e pediu o apoio do setor produtivo. “Todo mundo é parceiro sim, todo mundo precisa crescer. Nos colocamos à disposição e convidamos a todos para construir um município mais resiliente”, declarou a secretária.

O Secretário Adjunto da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS/PA), Rodolpho Zaluth, pontuou a importância da parceria do setor privado em ações como a regularidade ambiental e relembrou a atuação do Pará na Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas, a COP30, em Belém, no ano passado. “Ficamos à disposição sempre para manter o diálogo com parceiros como a FIEPA na construção de processos transparentes e alinhados à realidade local”, afirmou Zahluth.




Segundo o presidente da FIEPA, Alex Carvalho, o conselho tem o papel de espaço qualificado de diálogo, onde o setor produtivo se antecipa aos desafios ambientais, contribui para o aprimoramento das políticas públicas e constrói soluções que conciliam desenvolvimento econômico, responsabilidade ambiental e inclusão social. “Em um momento de mudanças importantes no marco regulatório ambiental e de grandes expectativas em torno da sustentabilidade, especialmente para a Amazônia e para o Pará, o COEMAS destaca o compromisso da FIEPA com uma indústria moderna e competitiva. Mais do que discutir normas, este Conselho fortalece a articulação entre indústria, governo e sociedade, promovendo segurança jurídica, inovação e previsibilidade para os investimentos”, afirma.

Um dos pontos da pauta foi a Nova Lei Geral do Licenciamento Ambiental (15.190/2025), que começa a valer no próximo mês. O diretor jurídico da Unigrãos, Justiniano Neto, fez uma apresentação geral dos diversos tipos de licenciamentos, destacou novidades (como a unificação e a digitalização dos processos em até quatro anos), falou sobre as responsabilidades dos municípios e do estado, e as oportunidades para a indústria. Para Justiniano Neto, a FIEPA terá papel fundamental na “articulação entre setor produtivo e poder público, promoção de capacitação técnica, monitoramento normativo e apoio na promoção da segurança jurídica". A reunião contou ainda com uma apresentação sobre o cenário após a realização da Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas, a COP30, no ano passado, em Belém, com a participação da representante da Superintendência de Meio Ambiente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafaela Aloise.

 
 

Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page