Escola SESI de Inovação vai beneficiar mais de 500 estudantes em Bragança
- marialuiza9513
- há 21 horas
- 3 min de leitura

O Serviço Social da Indústria (SESI Pará) inaugurou, na manhã desta quinta-feira (29), a Escola SESI de Inovação em Bragança, no nordeste paraense. A nova unidade educacional passou a integrar a rede de ensino do SESI no estado, e beneficiará mais de 500 alunos, com idades entre 10 e 17 anos, fortalecendo o compromisso da instituição com uma educação alinhada às demandas do mundo do trabalho e ao desenvolvimento regional.
Com mais de 1.000 metros quadrados de área construída, a escola foi entregue com uma estrutura moderna e completa, composta por salas de aula, laboratórios, sala maker, sala de leitura, espaços de informática e robótica. Os ambientes foram projetados para estimular o protagonismo estudantil, a criatividade e a inovação, pilares do modelo educacional adotado pelo SESI.
Durante a cerimônia de inauguração, o superintendente do SESI Pará, Dário Lemos, destacou o impacto positivo da escola para o município e ressaltou o diferencial da metodologia educacional da instituição.
“Essa escola vem trazer um desenvolvimento muito grande para o município. A forma de educação que o SESI tem é diferente e é única no Brasil. Talvez por isso, pela qualidade dos nossos professores, vemos uma escola que começou a funcionar em 2025 já com mais de 50% da capacidade instalada e que, para 2026, projeta quase 80%. Isso mostra que é um sucesso”, afirmou.
O evento também foi marcado por um momento de homenagem a Dário Lemos, que recebeu uma medalha em nome do ex-diretor da Escola SESI de Bragança, Benedito Lázaro Rodrigues, falecido em 2021 em decorrência da Covid-19. A filha do ex-diretor, Ana Cristina Rodrigues, hoje psicóloga da unidade, lembrou que o objeto foi comprado pelo pai que esperava o momento certo de entrega a Lemos, que ficou emocionado ao lembrar do parceiro e brilhante educador. Benedito Lázaro foi o segundo diretor da escola e permaneceu no cargo por 25 anos, deixando um legado reconhecido pela comunidade escolar.
O gerente do SESI em Bragança e diretor do SENAI no município, João Rui Teixeira, destacou a importância dos alunos para o SESI e agradeceu pela oportunidade de desenvolver o trabalho. “O principal motivo de tudo isso são os nossos alunos. Se eles não estivessem aqui, não faria sentido ter escola. A presença deles dá significado a tudo”, afirmou. João Rui também agradeceu à diretoria do Sistema FIEPA, ao poder público municipal e reforçou a confiança recebida da gestão estadual do SESI.
“O doutor Dário acreditou quando muitos não acreditavam. Pediu para encher a escola de alunos, confiando na equipe de Bragança, e nós correspondemos. E temos muito mais a crescer”, disse, ao defender ainda a construção de um novo bloco para atender à expansão futura da unidade.
Representando a área educacional do município, a diretora regional de ensino, Thayse Alvão, falou sobre a relevância da implantação da escola para Bragança, tanto como gestora quanto como mãe.
“Reconhecemos e valorizamos a importância da implantação do SESI no nosso município, o quanto isso potencializa a formação desses jovens, seus sonhos e seus projetos de vida. Hoje, deixo meu agradecimento ao SESI por Bragança estar ganhando esse espaço que vai transformar vidas por meio da educação”, destacou.
Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e diretor regional do SESI, Alex Carvalho, a inauguração representou um momento estratégico para o Sistema FIEPA. Ele destacou que, além de comemorar o avanço, a instituição assume o compromisso de ampliar ainda mais a estrutura do SESI em Bragança.
“Aproveitamos a ocasião também para reforçar, junto ao poder público, a importância dos investimentos para a atração de novos negócios e para a geração de emprego e renda. Temos aqui o futuro da nossa população, crianças e jovens que estão se preparando para assumir essas oportunidades”, afirmou.
Atualmente, o SESI mantém dez escolas no Pará, oferecendo Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), voltadas para trabalhadores da indústria e seus dependentes. Reconhecido como a maior rede privada de educação do Brasil, o SESI foi pioneiro no estado na implantação do Novo Ensino Médio, formando sua primeira turma em 2021.
A inauguração da Escola SESI de Inovação em Bragança reforçou o papel da educação como ferramenta essencial para o desenvolvimento social e econômico da região.







