top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Estudantes do SESI apresentam curtas-metragens sobre mudanças climáticas e futuro sustentável na Amazônia

ree

Alunos do ensino médio das Escolas SESI de Belém, Ananindeua e Paragominas transformaram criatividade e consciência ambiental em arte audiovisual. Nesta quarta-feira (24), o Teatro do SESI, em Belém, recebeu a cerimônia de encerramento do “Projeto Curta na Escola: Lentes para o futuro do clima na Amazônia”, que premiou os melhores curtas-metragens produzidos pelos estudantes.


A iniciativa é promovida pela Gerência Executiva de Cultura do SESI, em parceria com a Jornada COP+, e ao longo de cinco meses mobilizou 230 alunos. Os jovens participaram de oficinas de roteiro, produção, gravação e edição com o produtor audiovisual Felipe Vieira, além de palestra sobre transição energética ministrada por Daniel Sobrinho, diretor do Sistema FIEPA, coordenador da Absolar no Pará e co-líder do Comitê da Transição Energética da Jornada COP+, iniciativa da FIEPA que promove debates e ações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade.


Ao todo, foram produzidos 16 curtas-metragens e cinco receberam destaque na noite de premiação:

Melhor Curta: 

- “A Capital da COP30” – Equipe Raízes Amazônicas (Escola SESI Belém)

Roteiro:

- “De Volta ao Passado” – Equipe Delorean Filmes (Escola SESI Belém)

- “O Despertar” – Equipe Bregaflash (Escola SESI Ananindeua)

Edição:

- “Sob o Código de Eteon” – Equipe Ecovolt (Escola SESI Belém)

- “Vantagens do Carro Elétrico” – Equipe Relâmpago (Escola SESI Paragominas)




Durante a solenidade, a emoção dos vencedores marcou a noite. Bruno Gabriel Carvalho, integrante da equipe Delorean Filmes, destacou a importância da experiência. “Nosso trabalho foi criar um curta de ficção científica e humor sobre transição energética, usando a ideia de viagem no tempo para refletir como já temos soluções, mas muitas vezes não queremos aplicá-las. Aprendi muito com o projeto, especialmente sobre como a ganância pelo petróleo e pelo lucro atrapalha o desenvolvimento de alternativas limpas. Essa experiência me mostrou que a arte pode provocar reflexões importantes e reforçou meu desejo de seguir no cinema”, afirmou. Além da premiação, o público teve a oportunidade de acompanhar um bate-papo sobre cinema e audiovisual com artistas de destaque no cenário paraense, como a cantora e atriz Naieme, vencedora do Kikito no Festival de Gramado; a cineasta e produtora Zienhe Castro; e o rapper e ator Pelé do Manifesto.



Para a gerente executiva de Cultura do SESI, Ana Cláudia Moraes, a iniciativa fortalece o protagonismo dos jovens e conecta tecnologia, arte e sustentabilidade. “Unimos a arte e o audiovisual a um tema sensível, que é cuidar do meio ambiente. Ver o resultado desses 16 vídeos foi muito bonito, porque os alunos entenderam perfeitamente o papel deles na construção de um mundo melhor. Esse projeto mostra que, quando os jovens compreendem a importância da sustentabilidade, eles se tornam protagonistas e agentes de transformação”, destacou.


Ana Cláudia Moraes, Gerente Executiva de Cultura do SESI Pará
Ana Cláudia Moraes, Gerente Executiva de Cultura do SESI Pará

 
 

Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page