Ao longo do mês de outubro programação promoverá espetáculos teatrais, shows musicais e painéis sobre economia criativa
Há quatro anos, o Teatro do SESI realiza uma programação especial para o mês de outubro, atração que já entrou no calendário oficial de Belém. Em 2024, a iniciativa cresceu com o objetivo de reforçar o fomento à cultura e ao entretenimento. O Festival SESI Cultura de Fé vai reunir espetáculos teatrais, shows musicais e uma rodada de painéis com profissionais locais e nacionais para discutir a economia criativa. Toda a programação ocorrerá no Teatro do SESI e integra a programação da Jornada COP +, iniciativa do Sistema FIEPA para a construção de uma nova agenda econômica, social e ambiental da indústria na Amazônia. Os ingressos já estão disponíveis.
O espetáculo teatral ‘O que não se diz apodrece em nós’ abre a programação, com sessões nos dias 04 e 05 de outubro, às 20h. A montagem é uma adaptação da obra de Nelson Rodrigues e leva aos palcos nomes reconhecidos do público paraense, como o ator Adriano Barroso e a atriz Zê Charone. A peça narra a história de um filho mimado que se torna dono de uma das fábricas do pai, se apaixona por uma funcionária recém-contratada e se que mostra alheia ao dinheiro do jovem.
No dia 10 de outubro é a vez do ‘Nosso Brega Por Elas’ encantar o público. Rebeca Lindsey, Valéria Paiva, Michele Amador e Keila trarão um show inédito com grandes sucessos, que este ano vai homenagear Tonny Brasil o precursor do tecnobrega, gênero musical tradicional do estado do Pará. Tonny faleceu em abril de 2024 e deixou um grande legado musical.
Lucinnha Bastos, Nilson Chaves e Mahrco Monteiro voltam a apresentar o show ‘Ser do Norte – Trilogia’ no dia 18 de outubro, às 20h. A atração promoverá um show dinâmico com sucessos que marcaram a carreira do trio, como as canções ‘Olho de Boto’, ‘Meu Amor É Todo Seu’ e ‘Chamegoso’, além de composições mais recentes.
No dia 19 de outubro é a vez do espetáculo teatral ‘Solo de Marajó’ ganhar o palco com o ator paraense Cláudio Barros. Inspirado no universo de Dalcídio Jurandir, o monólogo traz oito histórias que apresentam um breve retrato da vida do povo que habita pequenos povoados amazônidas. O Solo do Marajó tem dramaturgia, figurino e atuação de Cláudio Barros e dramaturgia, iluminação e direção de Alberto Silva Neto.
Para encerrar o mês, no dia 26 de outubro, às 19h, a Orquestra Sustentável SESI apresenta o show ‘Amazônia Musical: A Força do Coração Tambor’. Nesta nova edição do espetáculo musical, os integrantes mostrarão novos arranjos e roupagens inéditas para grandes sucessos da música paraense e amazônida, com a participação de Naieme, Warilou, Kim Marques, Iva Rothe e Mestre Faustino.
‘Diálogos da Economia Criativa: Conexões e Colaborações’
A maior novidade do Festival SESI Cultura de Fé se chama Diálogos, que será realizado no dia 16/10. É uma iniciativa inédita com painéis para debates e que nesta primeira edição terá como tema a economia criativa, conceito formado por atividades, produtos e serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual de indivíduos para a geração de trabalho e renda.
Pesquisa do Observatório Nacional da Indústria (ONI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), aponta que a economia criativa vai gerar 1 milhão de empregos no Brasil até 2030. No Pará, o tema ganha ainda mais relevância com a proximidade da realização da COP 30, em 2025, pois é um território com enorme potencial de agregação de valor devido aos conhecimentos tradicionais e culturais reunidos.
Entre os participantes convidados do ‘Diálogos da Economia Criativa: Conexões e Colaborações’ estão Ana Carla Fonseca, CEO da Garimpo de Soluções, empresa pioneira em economia criativa, cultura, cidades e territórios criativos; Júlia Zardo, gerente de Ambientes de Inovação da FIRJAN, responsável pelo Mapeamento da Indústria Criativa; Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta, a maior plataforma de cultura negra e negócio da América Latina; e Márcio Guerra, superintendente do Observatório Nacional da Indústria. Entre os convidados locais estão Adelaide Oliveira, coordenadora do projeto Circular; e Sônia Ferro Robatto, jornalista e produtora cultural. As vagas serão gratuitas mediante inscrição prévia e o encerramento terá show da cantora Júlia Passos.
“O mês de outubro já reunia grandes eventos no Teatro do SESI, mas sentimos que precisávamos ampliar, dar mais um passo, e aí surgiu o Festival SESI Cultura de Fé. Pensamos nessa programação com muito carinho e queremos contribuir para a democratização do acesso à cultura por meio de iniciativas inclusivas e diversificadas, que valorizem a pluralidade de expressões artísticas e culturais e para o enriquecimento pessoal e coletivo” . Ana Cláudia Moraes, gerente do Teatro do SESI Pará.
Serviço: Festival SESI Cultura de Fé. Programação durante o mês de outubro com espetáculos teatrais, shows musicais e talks sobre economia criativa.
Endereço: Av. Almirante Barroso, 2540. Bairro Marco (entrada pela Dr. Freitas).
Informações e ingressos: (91) 3366-0971/0972.
Comments