FIEPA Redes apresenta projetos de fomento à pesca sustentável no IFC Amazônia
- amandabarros4
- 28 de abr.
- 1 min de leitura

Na última terça-feira (24), a FIEPA Redes esteve presente na programação técnica do International Fish Congress & Fish Expo Amazônia (IFC Amazônia) apresentando projetos de sociobioeconomia que fortalecem a cadeia do pescado de maneira sustentável.
Dentre os projetos apresentados está o que é desenvolvido na região da Volta Grande do Xingu, em parceria com a Norte Energia, empresa operadora da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira, sudoeste paraense. Desde 2021, as ações consistiram no apoio à produção e manejo de peixes na região para gerar renda, garantir alimentação saudável e melhorar a qualidade de vida das 68 famílias beneficiadas, que vivem próximas da usina.

Já em parceria com a Mineração Rio do Norte (MRN), — produtora de bauxita — até 2027, a FIEPA Redes, desenvolverá um projeto de piscicultura com foco na sustentabilidade e na geração de renda para comunidades do município de Oriximiná, oeste do Pará, especificamente Acapuzinho, Bacabal e Tarumã.
A iniciativa contempla a construção de 24 tanques flutuantes de madeira e o fornecimento anual de 12 mil alevinos para as famílias participantes. O projeto oferecerá capacitação às famílias na criação de tambaquis, utilizando alimentação enriquecida com frutos nativos da região. Também serão promovidas ações educativas voltadas a boas práticas, conservação ambiental, processamento do pescado e gestão de negócios.
Para Eurípedes Amorim, gerente de Projetos da FIEPA Redes, apresentar as iniciativas e parcerias em um evento de alta magnitude é de suma importância. “Para nós é uma grande oportunidade de mostrar como a indústria pode ser benéfica, lucrativa e sustentável também por meio da pesca”, comemora.