top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

FIPA 2026 consolida ambiente de networking e geração de oportunidades para empresários

  • há 5 horas
  • 4 min de leitura

Mais do que uma vitrine da indústria paraense, a XVII Feira da Indústria do Pará (FIPA 2026) também se consolidou como um espaço estratégico para networking, prospecção de negócios e aproximação entre empresas, fornecedores e instituições financeiras. A programação da feira reuniu iniciativas voltadas à geração de conexões empresariais, como a Rodada de Negócios e o Hub Financeiro, articulados pelo Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) da FIEPA, além da Rodada de Negócios promovida pela Redes.


Ao longo da programação, empresários de diferentes segmentos tiveram a oportunidade de ampliar contatos, apresentar soluções, conhecer possibilidades de financiamento e prospectar novas parcerias comerciais dentro de um ambiente voltado à inovação, competitividade e desenvolvimento industrial.


De acordo com a gestora da FIEPA NAC, Cassandra Lobato, a Rodada de Crédito contou com 20 empresas participantes, além de quatro instituições financeiras, sendo o Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Sicredi, Sicoob, e os escritórios de projetos Sampa Capital Brasil e Amazônia Melhor Consultorias, totalizando cerca de 50 encontros empresariais ao longo uma tarde, R$ 350 mil em crédito concretizado e expectativa de crédito de R$ 5.350 milhões.


“A FIPA é hoje a maior vitrine da indústria paraense em termos de divulgação de potencial, inovação e tecnologia. Consequentemente, o networking e a geração de negócios são inevitáveis. Isso já faz parte do DNA da feira desde o início”, destacou.


Além da tradicional Rodada de Crédito, a edição deste ano trouxe como novidade o Hub Financeiro, espaço criado para aproximar empresários de instituições financeiras e facilitar o acesso a orientações, linhas de crédito e soluções para expansão dos negócios.


Para Cassandra, a iniciativa amplia as oportunidades dentro da feira e fortalece a presença do setor financeiro na programação.


“A rodada de crédito é uma ação de continuidade e sucesso dentro da feira. Já o hub é uma ação pioneira, que também vem apresentando ótimos resultados. Isso nos permite ter um número maior de instituições financeiras presentes na feira, atendendo diretamente às empresas. Para os bancos, também é uma oportunidade de acesso mais rápido a um espaço estratégico dentro da programação”, disse a gestora do NAC.


Conexões com vários segmentos


De forma inédita, A Rodada de Negócios reuniu todas as indústrias mantenedoras da Redes: Vale S.A. e Vale Metais Básicos, Hydro, MRN, Alcoa, G Mining, Sinobras, Alubar, Heineken, Equatorial, Cargill e Corex Copper Brasil. Ao todo, participaram 23 representantes industriais, nove empresas apoiadoras e 40 fornecedores selecionados de oito municípios paraenses, somando mais de 320 interações empresariais qualificadas ao longo da programação.


A rodada integrou o conjunto de ações da FIEPA Redes na XVII FIPA, que também contou com atendimento ao público e apresentação das soluções das plataformas +Negócios, +Social e +Energia. A iniciativa reforçou o posicionamento da feira como um ambiente estratégico para networking, geração de negócios e fortalecimento da indústria paraense.


“A Redes realiza Rodadas de Negócios há mais de 20 anos, promovendo conexões que já resultaram em contratos e crescimento para empresas paraenses. Nesta edição, a iniciativa alcança um marco histórico com a maior Rodada já realizada, reunindo pela primeira vez todas as indústrias mantenedoras da Redes. Nosso objetivo é que os encontros fortaleçam relacionamentos, gerem novas oportunidades e impulsionem o desenvolvimento econômico do estado”, declara Fábio Xerfan, gerente executivo da Redes.



Oportunidades na feira


A edição da XVII FIPA foi a melhor Rodada de Negócios para Lucas Limas, representante da Vale S.A.


“Foi a melhor Rodada de Negócios que eu já tive a oportunidade de participar, só o fato de a gente pré-selecionar os segmentos dos fornecedores que nós vamos atender, já direciona muito o caminho. Então, o contato e as relações se tornam muito mais proveitosas no decorrer da conversa”, enfatizou.


A gerente Brenna Falcão, do Sicredi, destacou que a participação na FIPA fortalece o relacionamento entre o setor financeiro e os empresários, além de ampliar o acesso a informações sobre crédito e investimentos voltados ao desenvolvimento industrial.


“Dos três empreendedores com quem conversamos, dois já agendaram reuniões. Acredito que, por meio da oferta de crédito e da inovação, podemos contribuir para o futuro desses negócios”, afirmou.


Já o empresário Mauro Ataíde, participante da Rodada de Crédito, afirmou que as iniciativas presentes na Feira facilitaram o acesso a informações estratégicas sobre crédito, financiamento e expansão empresarial dentro de um ambiente voltado ao networking e à geração de oportunidades.


“Achei interessante, especialmente por não possuir um relacionamento próximo com os bancos, mesmo tendo conta em algumas instituições. Considero que o cenário econômico atual exige o apoio financeiro das instituições bancárias para as empresas, seja para a aquisição de equipamentos ou para o pagamento de despesas como a folha salarial”, aponta Ataíde.


A XVII FIPA é uma realização do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (Sistema FIEPA), em parceria com Sebrae e patrocínio das empresas Hydro, Vale, Alcoa, Prefeitura de Barcarena, Sicredi, Elis Circular, Ligga e Mineração Rio do Norte (MRN); com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), Associação Brasileira de Produtores de Óleo de Palma (Abrapalma), Agropalma, Cargill, Coca-Cola, Hidrovias do Brasil, Saint-Gobain, Suzano, Águas do Pará e apoio cultural da Equatorial Energia.

Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page