top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Fórum de Governadores destaca transição justa e preparativos para a COP30

Atualizado: 16 de out


Foto: Pedro Devani/Secom Acre
Foto: Pedro Devani/Secom Acre

"Um dos temas mais importantes que vamos abordar na COP30 se chama transição justa", destacou André Corrêa do Lago, presidente designado da COP30, durante a XVII Reunião do Fórum Nacional de Governadores, nesta quarta-feira, 13, em Belém. O evento realizado no Parque da Cidade, espaço que será a sede da conferência, reuniu chefes de 22 estados brasileiros em torno da definição de estratégias e dos preparativos para a Conferência das Nações Unidas, que será realizada em novembro na capital paraense.


A transição justa é, inclusive, o mote da Jornada COP+, movimento realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) que está construindo uma nova agenda ambiental, econômica e social para a Amazônia brasileira a partir do setor produtivo. O engajamento de todos os setores em torno da pauta climática também foi destacado pelo presidente da COP. Ao resgatar o histórico da conferência, Corrêa do Lago evidenciou que apesar da Conferência das Partes ter como foco a negociação entre os países signatários do Acordo de Paris, a COP não é apenas dos governos, ela também é um evento da sociedade civil, ONGs, academia e das empresas. “O setor privado encontra na COP os elementos para as suas ações”, afirmou o embaixador.


Foto: Pedro Devani/Secom Acre
Foto: Pedro Devani/Secom Acre

Por ter sede no Brasil e na Amazônia, a COP30 tem sido chamada de COP das Florestas, por isso, de acordo com Corrêa do Lago, o evento também servirá para mostrar o valor extraordinário da floresta. Entre os debates importantes da conferência e que também fazem parte da Jornada, estão a transição energética e a bioeconomia, setores em que o Brasil já exerce um protagonismo. “Temos que assegurar que seja uma agenda de desenvolvimento e que traga qualidade de vida para as pessoas”, destacou Corrêa do Lago. O discurso está alinhado à carta divulgada pela presidência na última terça-feira, 13, que fez o convite de trazer as pessoas para o centro da COP30.


Durante o Fórum, o Governador do Pará Helder Barbalho detalhou as ações que estão sendo realizadas para a realização do evento, como a qualificação da mão de obra e o fortalecimento da rede hoteleira. De acordo com o governador, todas as delegações dos países signatários do Acordo de Paris estão com a hospedagem garantida. Ao todo, são 2.320 quartos apenas para estes grupos. “Todos os países terão o mesmo acesso e garantia de participação”, afirmou Helder.


Foto: Pedro Devani/Secom Acre
Foto: Pedro Devani/Secom Acre

A programação oficial das Nações Unidas prevê a cúpula nos dias 6 e 7 de novembro, em Belém. Logo após, haverá a chegada de novos grupos para a programação que ocorre entre os dias 10 e 21 de novembro, quando ocorrem as negociações finais e a formulação do manifesto com o legado da conferência. Para o governador do Pará, a realização da COP na região coloca luz na realidade da Amazônia e promove uma agenda de desenvolvimento sustentável. “Temos agora a oportunidade de fazer um grande encontro e um programa de trabalho na Amazônia, dentro da floresta, com todas as suas singularidades. É claro que, junto com o privilégio, vêm também os desafios: a Amazônia enfrenta problemas sociais, urbanos e de governança. Queremos mostrar que quem defende responsabilidades ambientais também deve proteger os mais vulneráveis e buscar soluções sociais. Não há justiça ambiental sem justiça social”, defendeu Helder.


Para o governador, é o momento do Brasil se tornar referência em ações de sustentabilidade e a indústria tem papel relevante nesse processo. “É necessário construir soluções para o desenvolvimento social e integral, combinando soluções econômicas e ambientais para nossa região, garantindo que nossa indústria possa se beneficiar de energias renováveis e gerar valor agregado para o mundo”, pontuou.



Texto de Mayra Leal.


Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page