top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

#Indústria - Com presença do governador do Pará, Pagrisa anuncia investimentos inovadores em energia limpa e sustentabilidade

ree


Com início da produção de etanol de milho, empresa se torna a primeira usina flex da região Norte do Brasil. Usina também contará com o beneficiamento do CO₂ gerado na produção de etanol


A Pagrisa apresentou ao governador do Pará, Helder Barbalho, dois novos projetos estratégicos que reforçam a vocação da empresa para inovação, diversificação de matriz produtiva e compromisso com o desenvolvimento sustentável da Amazônia. O encontro ocorreu durante a Feira Agropecuária de Paragominas (Agropec 2025).


O destaque foi o lançamento da produção de etanol a partir do milho, com a implantação de uma planta industrial capaz de moer diariamente 500 toneladas do grão e produzir até 210 mil litros de etanol. O projeto torna a Pagrisa a primeira Usina Flex do Norte do Brasil, utilizando milho e cana-de-açúcar como matérias-primas. Além de gerar energia limpa, a unidade produzirá 140 toneladas diárias de DDGs (grãos secos de destilaria), insumo importante para intensificação da pecuária no Pará.


Outro marco é a parceria com a Carboman, do Grupo Simões, para o beneficiamento do CO₂ gerado no processo fermentativo do etanol. O Grupo Simões investiu R$ 35 milhões na nova planta, que fica dentro do parque industrial da Pagrisa, e terá capacidade anual de beneficiar 12 mil toneladas de CO₂, atendendo à demanda equivalente ao consumo de bebidas gaseificadas de 26 milhões de pessoas, na região Norte e Nordeste.


“Esses investimentos reafirmam o papel da Pagrisa como uma empresa que acredita na força do agronegócio amazônico para gerar energia limpa, desenvolvimento e oportunidades. Estamos diversificando a produção, agregando valor e contribuindo com a sustentabilidade. Mais do que projetos industriais, são iniciativas que fortalecem a economia regional e ajudam a construir o futuro do Pará”, destacou o vice-presidente da Pagrisa, Fernão Zancaner.


Com esses projetos, a Pagrisa reforça seu compromisso em unir tecnologia, sustentabilidade e desenvolvimento regional, consolidando-se como uma das empresas mais inovadoras do setor sucroenergético na Amazônia.


ree


Sobre a Pagrisa


Com 57 anos de atuação, a Pagrisa consolida-se como uma das principais agroindústrias do Pará, acreditando no potencial produtivo da região amazônica e gerando impacto direto na vida de milhares de pessoas. Atualmente, são mais de 1.700 empregos diretos e cerca de 7.200 indiretos, beneficiando mais de 28 mil pessoas na região de Ulianópolis (PA) e contribuindo para a melhoria dos índices de desenvolvimento socioeconômico local.


Única agroindústria paraense no setor sucroalcooleiro, a empresa é referência na produção de açúcar (cristal, triturado e demerara) e álcool (54º) da marca Cauaxí. Também produz etanol (tanto o anidro - usado na mistura com gasolina - quanto o hidratado - destinado a veículos flex).

A Pagrisa ainda aposta na diversificação das atividades, com o cultivo de soja e milho, além da produção de artigos em fibra de vidro por meio da Norte Fibras - empresa do grupo Pagrisa - fundada em 2018. São fabricados tubos, conexões, reservatórios e postes de energia. Uma solução completa para sistemas de irrigação e de saneamento básico.


Por: Comunicação Pagrisa



Notícias Relacionadas

Painéis discutem políticas integradas para energia limpa no primeiro dia do Amazon Energy

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page