top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Indústria discute caminhos para uma nova economia amazônica em painel na Green Zone

Atualizado: 11 de dez. de 2025



A Jornada COP+, movimento multissetorial liderado pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), foi apresentada no Pavilhão Pará, principal espaço de representação na Green Zone (Zona Verde) da Conferência. Nesta quarta-feira, 12, o movimento realizou o painel “Jornada COP+ e indústria, rumo a uma nova agenda econômica, social e ambiental na Amazônia Brasileira”. O painel discutiu o papel da indústria na transição para uma nova economia amazônica, baseada em inovação, responsabilidade socioambiental e desenvolvimento regional.


Lançada em maio de 2024, a Jornada COP+ engaja o setor produtivo, governo, academia e sociedade civil na criação de soluções sustentáveis para uma transição justa na Amazônia brasileira. O painel apresentou os resultados e estratégias do movimento, evidenciando avanços em transição energética, rastreabilidade das cadeias produtivas, atração de investimentos verdes e valorização do protagonismo de mulheres e povos tradicionais, reafirmando o compromisso da indústria com um modelo amazônico de desenvolvimento sustentável, competitivo e socialmente justo.


Durante o painel, Priscilla Vieira, diretora da Federação das Indústrias do Estado do Pará e líder do comitê de Economia Circular, destacou o legado que a Jornada COP+ pretende deixar após a Conferência. “A Jornada COP+, como o nome diz, vai além da COP. O presidente da FIEPA, Alex Carvalho foi muito sábio quando deu esse título, foi porque a gente via muitas ações acontecendo, a gente vê que a Amazônia tem muitas necessidades e que elas não poderiam encerrar simplesmente quando a COP acabasse.”


A diretora também ressaltou a importância da sustentabilidade aliada à geração de emprego e à educação. “Com esse intuito a gente vem fazendo vários projetos. Temos que ter essa preocupação de gerar emprego. Não tem como mudar sem a educação e sem uma economia forte”, pontua.

Paula Marlieri, diretora de Relações Externas da Norsk Hydro Brasil, enfatizou a necessidade de inclusão social nas discussões sobre a transição energética. “Não tem desenvolvimento, não tem nenhuma outra alternativa à transição energética justa, se a sociedade não fizer parte, se a comunidade local não fizer parte, não estiver inserida na discussão”, enfatizou.


Emerson Rocha, diretor executivo do Simineral, mencionou a Carta Santarém, um dos projetos que irá compor a Vitrine da Indústria, a ser lançada durante o evento. “A Carta de Santarém é um movimento setorial em parceria com a Semas, onde nós estamos construindo pela primeira vez na história um recorte da mineração do Pará e entendermos cinco eixos temáticos nesse momento”.

O painel foi moderado pela jornalista Mayra Leal, que destacou os projetos que irão permanecer como legado após a COP30, reforçando a importância de iniciativas duradouras que consolidem o protagonismo amazônico no desenvolvimento sustentável.


Jornada COP+ - O movimento se estrutura em dez comitês: Economia de Baixo Carbono, Transição Energética, Economia Circular, Transformação Digital e Inovação, Rastreabilidade das Cadeias de Valor, Sociobioeconomia, Infraestrutura e Logística, Comunicação e Advocacy, Atração de Investimento e Mulheres e Povos Tradicionais, que atuam de forma integrada para construir soluções concretas e duradouras. O ‘mais’ em seu nome reflete o compromisso de ir além da COP30, deixando legados permanentes para a região.


Entre os resultados, destaca-se o documento “Diretrizes para uma Indústria de Baixo Carbono”, elaborado por 180 profissionais, que apresenta recomendações e caminhos para impulsionar a descarbonização industrial por meio do uso de biomassa, economia circular, inovação digital e rastreabilidade das cadeias produtivas A Jornada também deu origem a três programas estruturantes: Apoio no Combate ao Desmatamento e Queimadas Ilegais, Sociobioeconomia e Economia Circular, voltados à criação de soluções replicáveis para a sustentabilidade regional.




Texto por Nicole Oliveira e Mayra Leal.

Notícias Relacionadas

Sugestão de pauta: Fórum de Excelência da Jornada COP+ reconhece soluções sustentáveis da indústria da Amazônia

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page