top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Jornada COP+ chega ao Maranhão com proposta de legado climático para a Amazônia Legal

Atualizado: 16 de out.


Foto: Arthur Corrêa/ GECOM FIEPA
Foto: Arthur Corrêa/ GECOM FIEPA

A Jornada COP+, movimento da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) pela transição justa na Amazônia Brasileira, chega ao Maranhão para participar do Encontro Regional Rumo à COP30, que será realizado na próxima segunda-feira, 4 de agosto, na Casa da Indústria do Maranhão. Com foco no setor industrial e seu papel estratégico na construção de soluções para a crise climática e o desenvolvimento sustentável, o evento faz parte de uma agenda estratégica de coalizão pela Amazônia Legal, fruto do projeto “Territórios Amazônicos Rumo à COP30 e Construção de Legados”. A iniciativa é uma parceria histórica entre a FIEPA e o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.


O convite foi feito pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão, e pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez. O encontro será na sede da FIEMA, em São Luís, e reunirá representantes da indústria, setor público, academia e sociedade civil para debater caminhos concretos rumo à COP 30. A proposta é reunir esforços dos governos estaduais e do setor produtivo na preparação para a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém.


Para Edilson Baldez, presidente da FIEMA e vice-presidente da Ação Pró-Amazônia, o encontro representa uma oportunidade para o Maranhão consolidar seu papel na pauta climática global. “Caminhando para a COP30, é fundamental mostrarmos que é possível crescer com responsabilidade ambiental, inovação e inclusão social. Este encontro é mais uma oportunidade para alinharmos ações que fortaleçam uma economia de baixo carbono, gerem emprego e valorizem a nossa biodiversidade”, destaca Baldez.


A reunião será composta por palestras e painéis sobre assuntos como a importância da indústria na agenda da COP 30 e os legados da conferência para a Amazônia. Também haverá oficinas técnicas, nas quais os participantes irão debater justiça climática, financiamento climático, transição energética e uso da terra e regularização ambiental. Serão formuladas premissas com desafios e oportunidades, propostas de legado e caminhos para o desenvolvimento sustentável. Ao final de tudo, será produzida a Carta Maranhão, um documento estratégico para a Amazônia, com as diretrizes específicas do estado.


A carta integrará as recomendações que serão consolidadas no documento de propostas estratégicas da Amazônia brasileira, que será encaminhado à Sustainable Business COP (SB COP) – iniciativa internacional da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que está articulando compromissos empresariais e políticas públicas para a agenda climática global. Também são esperados encontros presenciais e virtuais entre representantes dos demais estados da Amazônia Legal. As atividades se encerram com encontro em Belém, sede da COP 30.


Para o presidente da FIEPA e da Jornada COP+, Alex Carvalho, o momento é uma oportunidade única para consolidar o papel do Brasil no debate climático global e a Amazônia precisa ser protagonista desse movimento. “Os estados da Amazônia Legal estão em posição estratégica para influenciar agendas e fortalecer parcerias internacionais. Por isso, precisamos usar isso a favor do desenvolvimento socioeconômico sustentável, conectando os setores público e privado da região em torno de uma agenda comum que deixe um legado concreto e duradouro para além da COP30. O convite para estes encontros mostra que as federações e os estados da Amazônia estão abraçando a Jornada e tudo o que ela traz”, destaca.

Alex Carvalho é presidente da FIEPA e da Jornada COP + - Foto: Arthur Corrêa/ GECOM FIEPA
Alex Carvalho é presidente da FIEPA e da Jornada COP + - Foto: Arthur Corrêa/ GECOM FIEPA

O Consórcio da Amazônia Legal já tem desempenhado papel fundamental na articulação dos estados da região. “O Consórcio da Amazônia Legal se une à Federação das Indústrias e outros parceiros estratégicos para dar início a uma rodada de encontros que nos enche de entusiasmo. Esta é uma construção conjunta entre os estados subnacionais, o setor produtivo e instituições parceiras”, destaca Vanessa Duarte, diretora executiva do CAL.


Realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e Instituto Amazônia+21, a Jornada COP+ é correalizada pela Hydro, com o patrocínio super master da Vale e da Albras, e patrocínio premium da Guamá Tratamento de Resíduos e da Sinobras. A iniciativa foi idealizada pela Temple Comunicação e tem o apoio da Ação Pró-Amazônia, Consórcio Interestadual Amazônia Legal, Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), SESI e SENAI.



Texto de Mayra Leal.

Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page