top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Orquestra Sustentável SESI apresenta espetáculo Elementar – a natureza dos sons

Crianças e jovens aprendem com grandes mestres da música amazônica em uma experiência única

ree

A Orquestra Sustentável SESI (OSS) prepara uma noite animada com o espetáculo Elementar – a natureza dos sons, que será apresentado neste sábado, dia 04, no Teatro do SESI, em Belém. Mais do que um show, a proposta é uma imersão musical que conecta tradição, inovação e natureza, trazendo ao palco a força criativa da Amazônia.

O repertório é construído por crianças e jovens que integram a Orquestra, sob a orientação de grandes nomes da música paraense. O diretor musical Márcio Jardim lidera o grupo ao lado da percussionista Loba Rodrigues – destaque no espetáculo Divas Paraenses, eleito o segundo melhor show do festival The Town –, do multi-instrumentista Marcelino Santos, parceiro de Felipe e Manoel Cordeiro, e do guitarrista William Jardim, músico de excelência que já acompanhou artistas como Fafá de Belém.

“Eles têm a oportunidade de aprender diretamente com grandes mestres, vivenciando no dia a dia um processo formativo que une técnica, disciplina e paixão pela música. É um encontro de gerações que multiplica sonhos”, explica Carmen Ribas, responsável pela direção artística e coordenação pedagógica.

Criada em 2021 como projeto de musicalização, a Orquestra ganhou corpo rapidamente e, em 2022, consolidou-se como grupo percussivo. Hoje, reúne mais de 30 integrantes, alunos das Escolas SESI e também de escolas públicas de Belém. Cada ensaio e apresentação vai além do aprendizado musical: são experiências de cidadania, oportunidade e cuidado com o planeta.

Estrutura do show

Elementar é dividido em blocos dedicados a cada elemento da natureza – água, fogo, terra e ar – entrelaçados por interlúdios poéticos interpretados por Pelé do Manifesto. A experiência ganha ainda mais força com a presença de convidados especiais: o guitarrista Manoel Cordeiro, recentemente reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Pará, seu filho Felipe Cordeiro, a cantora Andrea Pinheiro, a musicista Jade Guilhon e o próprio Pelé do Manifesto. A banda base, formada por Joelson Lopes, Herivelton Santos, Gabriel Becker e Wesley Jardim, sustenta a sonoridade vibrante do espetáculo.



ree


“Falar da Orquestra Sustentável enche meu coração de alegria e gratidão. É maravilhoso ver minha filha fazer parte de um programa que incentiva tanto o individual quanto o coletivo, mostrando que dedicação e compromisso são fundamentais. Cada integrante é uma peça importante para que o resultado aconteça. Isso despertou ainda mais o senso de responsabilidade dela e trouxe alegria em cada aula e atividade. Sou muito grata à equipe pelo profissionalismo, pelo acolhimento e pela organização. Parabéns a todos que fazem parte deste programa tão encantador de incentivo à arte e à cultura”, comentou Aline Zenith, mãe de uma aluna da orquestra.

Para a aluna Giovanna Zenith, a emoção é imensa: “Eu sou muito feliz em fazer parte da Orquestra Sustentável SESI. Cada ensaio é uma experiência incrível, porque além de aprender música, eu sinto que faço parte de algo especial. É uma emoção enorme viver isso e eu agradeço de coração por essa oportunidade, que vou levar comigo para sempre”, disse.

ree


Mais do que música

Desde a sua criação, a Orquestra Sustentável SESI vem desenvolvendo espetáculos que unem música, educação e ecologia, como Amazônia Musical (2023) e Amazônia Musical: A Força do Coração Tambor (2024). Agora, com Elementar, o grupo reafirma sua identidade artística, convidando o público a uma escuta atenta da floresta e de seus elementos.

O espetáculo integra o Festival SESI Cultura, iniciativa selecionada pelo Programa Nacional de Cultura do SESI Nacional, e faz parte das ações da Jornada COP+, que busca construir uma nova agenda econômica, social e ambiental para a indústria na Amazônia.

Show integra festival cultural do SESI

O Festival SESI Cultura: Amazônia em Cena começou em agosto, com uma programação diversificada que inclui música, dança, teatro e debates sobre sustentabilidade. Promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI/PA), o festival foi selecionado pelo Programa Nacional de Cultura do SESI Nacional e também integra a Jornada COP+, movimento multissetorial liderado pela FIEPA que busca construir uma nova agenda econômica, social e ambiental para a indústria na região.

Segundo Ana Cláudia Moraes, gerente executiva de Cultura do SESI Pará, o festival reafirma o compromisso da instituição em usar a cultura como ferramenta de desenvolvimento humano e construção de um futuro mais sensível, inclusivo e sustentável. “Nosso objetivo é aproximar as pessoas da arte, da educação e da cultura, promovendo o acesso, o talento e a diversidade artística. O festival é também um espaço de encontro, aprendizado e transformação social, onde indústria, comunidade e trabalhadores podem vivenciar experiências culturais únicas”, afirma.

A programação segue até o final de outubro. Na quinta-feira, 9, a cantora Dona Onete apresenta o show Bagaceira. Entre os dias 16 e 18, o Teatro do SESI recebe o espetáculo Ver de Ver-o-Peso, do Grupo Experiência, inspirado nas histórias e vivências do icônico mercado da capital. O encerramento acontece no dia 22, com o painel ESG na Cultura – Diálogos sobre Sustentabilidade e Ética. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla.

 
 

Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page